Residência de quem e para quem?
Universidade de São Paulo
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Graduação História
Disciplina
Uma História para a cidade de São Paulo: Um desafio pedagógico
Residência de quem e para quem?
Ana Carolina Apolinário
Professora Dra. Antonia Terra de Calazans Fernandes
Vespertino - 2º Semestre 2013
São Paulo - SP
Sequência didática: Residência de quem e para quem? Objetivo:
A sequência didática tem como finalidade estabelecer uma reflexão acerca da história da moradia no Brasil, sobretudo do pós-abolição ao período contemporâneo mantendo assim um diálogo de viés político, econômico e sócio cultural, pela descrição do meio rurbano em macro escala do Brasil, com peculiaridades do estado de São Paulo. Pretendo mostrar um panorama das habitações, até os complexos coletivos denominados cortiços e favelas alvos de preconceito e também símbolo da desigualdade social existente. Visa-se, portanto apresentar a camada de moradores em situação marginalizada ou aqueles que ainda não possuem uma propriedade, priorizando a visão analítica para a construção do senso crítico dos alunos.
A Escola Anarquista
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
FACULDADE DE FILOSOFIA LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
DISCIPLINA: A ESCOLA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO
ORIENTADORA: ANTONIA TERRA CALAZANS
PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
ALUNO: MAGNO HENRIQUE DE SOUZA FREITAS
Nº USP: 7198290
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – A ESCOLA ANARQUISTA
Apresentação
No começo do século XX, a sociedade brasileira passou por uma série de transformações socioeconômicas que refletiram no surgimento de novos hábitos e costumes, a maioria dos quais pautados pelos ideais de modernidade e progresso em voga no velho Continen[1]. Dentro desse contexto, emergiram formas de resistência no campo político, das artes[2], e ainda nos movimentos sociais; sintomático da organização da sociedade civil contra a desigualdade social disparada pelo processo modernizador capitalista, surgiram tendências que passaram a atribuir à educação um peso preponderante para a superação dos conflitos sociais amplificados pela nova ordem. Maior exemplo disso foi a instituição, no Brasil, da escola anarquista, tendência posta em prática por meio do advento de imigrantes europeus ao território brasileiro[3].
Objetivo
Diante de tais informações preliminares, elaboramos uma proposta de aula cujo objetivo é:
- Propor uma abordagem a respeito das ideias anarquistas no Brasil, pretendendo com isso mostrar como tais ideias articulavam-se contra a modernização capitalista que se deu durante a Primeira República, e criticar o lugar-comum que acredita serem os países periféricos meros receptores de ideias estrangeiras;
- Analisar e expor as principais ideias contidas no conceito de escola anarquista;
- Apresentar expoentes do pensamento da educação anarquista, bem como exemplos de projetos de escolas anarquistas no Brasil;
Nacionalismo de Vargas e a política da boa vizinhança
Docente responsável: Antonia Terra
Aluno (a): Raphael Leon de Vasconcelos
Objetivos:
O objetivo dessa sequência é demonstrar de uma forma dinâmica, divertida e , ao mesmo tempo, crítica sobre o nacionalismo e sua função durante a ditadura Vargas. Um nacionalismo que não foi só demonstrado dentro do país, mas também para o exterior construindo uma imagem que perdura até os dias atuais.
Essa imagem para o exterior foi incentivado através de uma política que visava a aproximação norte-americana dos países latinos construindo, assim, uma aliança num momento de situação crítica com os adventos da segunda guerra e a crise dos regime democrático-liberais da América.



