Artigos Acadêmicos
FERNANDES, Antonia Terra de Calazans. Ensino de História e a Questão Indígena. Revista História Hoje, v.1, n.2, p.255-266, 2012.
FERNANDES, Antonia Terra de Calazans. Estudo do meio na formação continuada do(a) professor(a) de História. Nuances, v.7, p.43-52, set, 2001.
FERNANDES, Antonia Terra de Calazans; SANTOS, Eva Aparecida; SANTOS, Patrícia Cerqueira; CORRÊA, Renata Pellaes. Experiências docentes: Subprojeto História Capes/Pibid/USP. Revista História Hoje, v.4, n°7, p. 205-222, 2015.
FERNANDES, Antonia Terra de. Desafios na formação de professores de História. Revista Grad.USP, v.2, n.2, jun, 2017.
PASTORE, Victor Doutel. A abolição da escravidão nos livros didáticos: textos e imagens na construção da História na escola. Revista Epígrafe. USP, n.2, p. 109-135, 2015.
RIBEIRO, Fábio. Prefácios, direções, advertências e orientações ao professor nos livros didáticos (1880-1930). Revista História Hoje, v. 6, n.11, p.369-394, 2017.
SANCHEZ, Laís Alves. Cineastas de aldeia: manutenção das memórias e identidades Panará. Revista Angelus Novus. USP, ano IV, n. 6, p. 163-174, 2013.
SANCHEZ, Laís Alves. Ensino de História e a Temática Indígena: o uso do cinema na sala de aula – uma análise do filme Terra Vermelha. Revista Em Tempo de História. UnB, n. 21, p. 96-108, 2012.
RIBEIRO, Fábio. Instruções Metodológicas Estatais e Direções ao Professor nos Livros Didáticos Voltados ao Ensino Secundário. Artigo Rev. UnB V.5, N.10, Ago. Dez. 2017.
FERNANDES, Antonia Terra de Calazans. Ensino de História e seus conteúdos. ESTUDOS AVANÇADOS 32 (93), 2018.
FERNANDES, Antonia Terra de Calazans. Uma obra didática e suas diferentes versões. Revista de História (São Paulo), n.176, a02816, 2017.
MENDONÇA, Joabe França. As adaptações de João Ribeiro em “História do Brasil”. Epígrafe, São Paulo, v. 4, n. 4, pp. 107-123, 2017.
TOMASEVICIUS Filho, Eduardo. O livro didático no ensino do Direito. R. Fac. Dir. Univ. São Paulo. v. 108,p. 45 - 62,jan./dez. 2013.
FERNANDES, Antonia Terra de Calazans. Visitas a Museus e Ensino de História. In: Ângela Dalben; Júlio Diniz; Leiva Leal; Lúcíola Santos. (Org.). Coleção Didática e Prática de Ensino - Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: Educação Ambiental, Educação em Ciências, Educação em Espaços não escolares, Educação Matemática. 1ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 466-484.
TERRA DE CALAZANS FERNANDES, A. As viagens dos Xerente. Estudos Ibero-Americanos, [S. l.], v. 49, n. 1, p. e44473, 2023. DOI: 10.15448/1980-864X.2023.1.44473. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/iberoamericana/article/v…. Acesso em: 3 jun. 2024.
FERNANDES, Antonia Terra de Calazans. Livros didáticos em dimensões materiais e simbólicas. Revista Educação e Pesquisa. São Paulo, FEUSP, vol. 30, n. 3, set/dez 2004, pp. 531 – 545. https://www.scielo.br/j/ep/a/
Teses e Dissertações
CORRÊA, Renata Pellaes. O processo de construção curricular da Informática Educativa na rede municipal de São Paulo de 1989-2010. 2015. (Mestrado em História Social).
LOPES, Danilo Eiji. História dos Estudos do Meio: um estudo sobre as práticas extramuros da escola em São Paulo. 2014. (Mestrado em História Social)
MOMBELLI, Cecilia Soares. A formação dos jovens cidadãos: a construção da disciplina escolar de História no Rio Grande do Sul na Primeira República. (Mestrado em História Social). 2015.
RIBEIRO, Fábio. “Prezado professor”: prefácios, notas, advertências e Manual do Professor. 2015. (Mestrado em História Social)
SANCHEZ, Laís Alves. Ensino de História Indígena através do cinema: uma experiência pedagógica. 2015. (Mestrado em História Social)
SANTOS, Eva Aparecida dos. Livros escolares diferenciados para indígenas. 2017. (Mestrado em História Social)
SZTUTMAN, Tania. Ensino de História no primário: depoimentos de ex-alunos do período de 1930 a 1960. 2014. (Mestrado em História Social)
Vasconcelos, Raphael. Entre a arte e a indústria, entre a autonomia e a oficialização: definindo os objetivos pedagógicos do
Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo entre os anos 40 até o final do século XX. 2020. (Mestrado em História Social)
Sousa, Adriano Jose de. Cotidiano e lutas sociais na periferia de São Paulo: agentes históricos da urbanização de São Mateus. 2021 (Mestrado em História Social)
Teles, Rafaella de Sousa. "Só vem pra não perder o Bolsa Família": marcas de rebaixamento e resistência na cultura escolar (Cubati/2006-2019). 2022. (Doutorado em História Social)
Ahagon, Vitor Augusto. A trajetória militante de Adelino de Pinho: passos anarquistas na educação e no sindicalismo. 2015. (Mestrado em História Social)
Costa, Larissa Helena. Camburi: os caminhos de um território quilombola contemporâneo (1988-2022). 2023. (Mestrado em História Social)
Mendes, André Gustavo Barbosa da Paz. O Ensino de História nas Escolas Técnicas Federais: história e cultura escolar (1959-1974). 2021. (Doutorado em História Social)
Moreira, André de Pina. 'Ensinando História com mãos negras': histórias de vida de professores negros da cidade de São Paulo. 2019. (Mestrado em História Social)
Pastore, Victor Doutel. Imprensa negra e imprensa operária: experiências, diálogos e tensões entre trabalhadores negros e imigrantes na São Paulo do pós-abolição (1915-1932). 2020. (Mestrado em História Social)
Portela, Rovilson Sanches. A escola como representação da nação: análise dos textos educacionais de Domingo Faustino Sarmiento e José Pedro Varela. 2020. (Mestrado em História Social)
Rabahie, Júlia de Macedo. O parto no pós-abolição em São Paulo (1894-1925): ser mãe em disputa – experiências e representações sobre o parto na capital paulista da virada do século. 2022. (Mestrado em História Social)
Iniciação Científica
BADINI, Giulia Bortoliero Coli. Cartas para Nelson: resistência e memória da ditadura militar brasileira. 2017/2018.
FELICIO, Laura Stocco. A instrução dos ingênuos: a Lei do Ventre Livre e a educação dos negros no Brasil Império (1871-1889). 2016/2017.
MARTINS, Guilherme Augusto Gomes. As chamas nebulosas e a carne dos mundos: perspectiva e percepção na pessoa Guarani M’bya. 2015.
MARTINS, Guilherme Augusto Gomes. Maracás, bordunas e barricadas: movimentos sociais e empoderamento Guarani M’byá no Estado-Nação capitalista. 2014.
PASTORE, Victor Doutel. Quem constrói a História?: Os sujeitos da História do Brasil de Borges Hermida e Joaquim Silva. 2015/2016.
SILVA, Bárbara Lustoza. Representações das mulheres indígenas em livros didáticos para Educação de Jovens e Adultos: historicidade e discurso das imagens. 2014.
Pesquisas de Graduação
REIS, Gustavo Geraldo dos. Ensino de História e livros didáticos no LEMAD: utilização do livro didático como documento histórico para a investigação dos autores. 2012. (Projeto Ensinar com Pesquisa)
SANTOS, Tamires Martins dos. As representações de gênero nos livros didáticos de alfabetização e letramento de 1923-1950. 2012. (Projeto Ensinar com Pesquisa)
Outras
BATISTA, Marcelo Moura; MENDES, Isabela Carolina Farias; RAZERA, Bruna Luiza & SOUZA, Caique Roberto Elias. Aprender História através da História em Quadrinhos (HQ). 2011. (Pré-Iniciação Científica)
FERNANDES, Antonia Terra de Calazans. A História Indígena no Ensino de História. 2013. (Prêmio Educador Nota 10)
FERNANDES, Antonia Terra de Calazans. Água de beber: a história do abastecimento hídrico de São Paulo e sua relação com os rios da cidade. 2014. (Carta na Escola)
FERNANDES, Antonia Terra de Calazans. História na escola: o presente questiona o passado. 2014. (Prêmio Educador Nota 10)
FERNANDES, Antonia Terra de Calazans. O Ensino de História e as histórias de afrodescendentes e indígenas. 2015.
FERNANDES, Antonia Terra de Calazans. Quem são os povos indígenas do Brasil? 2016. (Carta Capital)
REIS, Gustavo Geraldo dos. Desenvolvimento da formação histórica dos alunos do ensino básico de escolas públicas. 2012. (Relatório de Iniciação Científica)
Livros
FERNANDES, Antonia Terra de Calazans. Memórias de Ofícios. História dos artesãos em São Paulo. São Paulo: Intermeios; USP-Programa de História Social, 2017.
Anexo | Size |
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Reflexões sobre história local e produção de material didático.pdf | 4.7 MB |