Apresentação

Laboratório de Ensino e Material Didático – História (LEMAD) foi organizado em 2008, a partir do Programa de Formação de Professores da USP, no processo das reformulações dos cursos de licenciatura, quando disciplinas, estágios e atividades passaram a ser de responsabilidade também dos cursos de graduação. Nesse contexto, o DH incluiu mais formalmente em suas metas a formação de professores e de pesquisadores ligados a estudos e pesquisas referentes à história do ensino e da educação. O LEMAD dá apoio a disciplinas como “Ensino de História: teoria e prática” (com cem horas de estágio supervisionado), “Uma história da cidade de São Paulo: uma questão pedagógica”, “Ensino de história e a questão indígena”, “A Escola no Mundo Contemporâneo”, e, na Pós-Graduação, “Memória e Ensino de História” e “Trajetória do currículo de História: das humanidades modernas ao tecnicismo”.

Através das disciplinas, dos projetos de pesquisa e dos estágios supervisionados, o laboratório cumpre a função de incentivar, promover e difundir pesquisas e materiais educativos, na articulação entre universidade e instituições públicas de ensino. Para isso, conta com o apoio de um funcionário técnico-administrativo, que tem a função de administrar as atividades do laboratório e do site; cuidar dos equipamentos e orientar como utilizá-los; manter os acervos dos livros e cataloga-los; auxiliar tecnicamente alunos e professores no uso de recursos digitais (gravações e edições em vídeo e áudio, montagem de planilhas, folders, painéis, apresentações no PowerPoint...); e de receber, catalogar e lançar no site da USP as “Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento - ATPA”, obrigatórias do curso de licenciatura e bacharelado. Por conta de seu vínculo com o Programa de Formação de Professores da USP, as atividades do laboratório são também organizadas com o auxílio de um monitor responsável pelas atividades de estágio e que contribui para orientação dos estudantes em projetos de ensino e pesquisa.

O laboratório é um espaço onde são realizadas reuniões e oficinas de diferentes projetos: de pré-iniciação científica, iniciação científica, bolsas do Ensinar com Pesquisa, iniciação à docência (PIBID) e pós-graduação. Disponibiliza um acervo de quatro mil livros, principalmente didáticos, produzidos desde o século XIX, que demanda cuidados e conservação. Esse acervo é constituído de doações. E ele contribui para incentivar pesquisas, entre estudantes e professores, para estudos da História do Ensino de História e a História dos Livros Didáticos. O acervo de documentos e livros tem sido catalogado e disponibilizado no site http://lemad.fflch.usp.br/.

O site do LEMAD disponibiliza, para o público em geral, notícias, documentos históricos para uso escolar, propostas curriculares, lista de seu acervo bibliográfico, livros didáticos digitalizados, biografias de alguns autores de livros didáticos, sequencias didáticas produzidas por alunos da graduação, links, dissertações, artigos e outras produções de alunos e de professores para uso nas escolas. Atualmente, o site recebe cerca de doze mil visitantes/mês. Foi organizado considerando a importância de possibilitar o acesso livre e democrático de suas experiências e de seu acervo, além de postar continuamente material elaborado em processo de formação dos licenciandos, para consulta e uso por professores da escola básica.