Este espaço se propõe a ser uma interface entre os alunos de graduação em História da FFLCH/USP e professores de todo o Brasil. São disponibilizadas aqui propostas de sequências didáticas e planos de aula dos mais variados temas, cujo fundamento é trabalhar com documentos históricos na sala de aula. Tais propostas foram elaboradas pelos graduandos como trabalho de conclusão das disciplinas Ensino de História: Teoria e Prática; Uma História Para a Cidade de São Paulo: Um Desafio Pedagógico; e A Escola no Mundo Contemporâneo, todas ministradas pela Profª. Antonia Terra. Além disso, também há espaço para que docentes da rede pública ou privada enviem propostas e atividades para serem compartilhadas no site, na parte intitulada Professores.
A construção de um espaço desse tipo justifica-se a partir da possibilidade de maior democratização na divulgação da produção docente e discente da universidade para as escolas; socializar novas formas de conceber e transmitir o saber histórico; acompanhar a tendência de que os suportes digitais e a web se tornam a principal mídia para publicação de quaisquer conteúdos educacionais e culturais; e incentivo à inclusão digital.
Nessa perspectiva, temos como principais objetivos: ampliar formas de acesso ao conhecimento produzido na universidade; criar um canal de diálogo entre pesquisadores, graduandos e educadores da rede pública; criar alternativas ao conteúdo didático existente no mercado editorial.
A ferramenta de busca se baseia em palavras-chave sobre os temas abordados, sendo os mais recorrentes: História Indígena, História Afro-brasileira, Ditadura Militar, Segunda Guerra Mundial, História da Cidade de São Paulo e História das Mulheres. No entanto, outros assuntos também podem ser encontrados.
Se você é professor e se interessa em disponibilizar ao público alguma proposta didática, entre em contato com: lemadmonitoria@gmail.com ou lemad.dh@gmail.com delimitando no assunto “Proposta didática”.