Memória e Movimentos Negros: A Cidade de São Paulo através das resistências
Universidade de São Paulo
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Memória e Movimentos Negros:
A Cidade de São Paulo através das resistências
Docente
Profa. Dra. Antonia Terra Calazans Fernandes
Disciplina FLH0425
Uma História para a Cidade de São Paulo: Um desafio pedagógico
Alunas
Gabriela Campos Rix
Gabriele de Novaes Santos
2013
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA

Proposta de SEQÊNCIA DIDÁTICA para o Ensino Médio
Memória dos Movimentos Negros:
A Cidade de São Paulo através das resistências
Sumário
Introdução___________________________________________________________________5
Histórico dos movimentos negros – aporte ao trabalho ....................................................... 7
Objetivos Específicos ..................................................................... 9
Aplicação da Sequência Didática____________________________________________________10
Recursos Didáticos .........................................................................______.............. 10
Organização ...............................................................................______............... 10
Parte I São Paulo e o racismo a partir da música _____________________ 11
Parte II Análise e comparação de documentos________________________14
Parte III Memória e Vida das resistências – pesquisa na comunidade_____20
Considerações Finais_______________________________________________________20
Bibliografia__________________________________________________________________21
“Dizem de mim infernos,
Só não falam de mim
o céu que me querem tomar”.
Na boca do povo, Éle Semog
Este material propõe trazer a discussão sobre a História da Cidade de São Paulo como palco de opressões e exploração, mas também das resistências do povo negro. Desejamos que essa ferramenta auxilie o professor a armar seus alunos para o combate ao racismo e valorização da população negra e sua memória.
Desejamos a todos uma boa leitura.