Imagens do feminino: representações da mulher na propaganda durante e após a Segunda Guerra Mundial
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
Imagens do feminino: representações da mulher na propaganda durante e após a Segunda Guerra Mundial
SÃO PAULO
2015
Nathalia Pereira da Silva
FLH0421 - Ensino de História: Teoria e Prática
Profª Drª. Antonia Terra de Calazans Fernandes
Sequência didática
Tema: Imagens do feminino: representações da mulher na propaganda durante e após a Segunda Guerra Mundial
Público alvo: Alunos do 8º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.
Duração: 1 a 2 aulas
Objetivos: Propomos utilizar questões sociais e econômicas que emergiram do contexto da Segunda Guerra Mundial nos Estados Unidos para discutir a construção de uma imagem feminina ideal, e como esta é tributária de uma construção histórica. A proposta da aula envolve explorar algumas propagandas de meados do século XX que fazem referência direta ao imaginário norte-americano, a fim de oferecer um material que permita aos alunos perceber e questionar as concepções construídas acerca do papel social feminino tanto naquele momento histórico, quanto no presente.
Nesse sentido, buscamos provocar a reflexão acerca da representação de grupos sociais em geral e do papel das imagens (tanto visuais, quanto verbais) que são difundidas sobre um determinado grupo podem influenciar na construção de um senso comum e influenciar tomadas de decisões pessoais por aqueles que compartilham desse sistema de imagens.
A atividade ainda tem por intuito desenvolver habilidades de leitura de imagens, debate e leitura comparada de documentos.
Documentação: reproduções de propagandas políticas e publicitárias, e outras imagens. Sugerimos que a documentação seja projetada em tela. Caso não seja possível, o material pode ser impresso em A3 e trabalhado em frente à turma.