UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS
Sequência didática
Censura na Ditadura Militar: Formas de resistência frente ao governo ditatorial no
Brasil
Discentes: André Mendes - Nusp: 12686356
Camilla Ribeiro Dias Dos Santos - Nusp: 11385161
Heloiza Vieira de Souza - Nusp: 13647718
Hudson de Lima Mariano - Nusp: 12684570
Thaisy Nogueira Palmuti - Nusp: 12702583
São Paulo
2025
- Tema: Censura na Ditadura Militar: Formas de resistência frente ao governo ditatorial no Brasil
- Problemática: Como a censura imposta pela Ditadura Militar afetou a produção cultural e artística no Brasil, e de que maneiras diferentes setores da sociedade resistiram a esse controle?
- Objetivo didáticos:
- Verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o período histórico da ditadura militar no Brasil;
- Proporcionar aos alunos o contato com diferentes gêneros textuais;
- Examinar as habilidades de leitura dos gêneros específicos propostos;
- Avaliar as habilidades de escrita e de extroversão do conteúdo a partir de suas respostas;
- Estimular os alunos a identificar a existência da censura e de formas de resistência a ela no período delimitado;
- Desenvolver o pensamento e a consciência crítica acerca do período militar e da censura.
4. Orientações metodológicas:
- Os alunos serão orientados a formar grupos de 3 à 4 alunos para desenvolver a atividade;
- Cada indivíduo do grupo receberá a mesma sequência de documentos e questões impressas para serem discutidas e respondidas em conjunto no próprio material;
- Após a finalização da atividade, a discussão das respostas será aberta para a turma, a fim de comparar as respostas de cada grupo;
- Em outro momento, os alunos devem realizar a primeira parte da atividade final individualmente no caderno;
- A segunda parte da atividade final será desenvolvida em folha entregue pela professora e com materiais escolares fornecidos pela instituição ou trazidos pelos próprios alunos; ● Cada aluno deverá apresentar para a classe sua produção final.
- Papel do professor e do aluno: O professor deve, ao longo da execução da primeira atividade, acompanhar os alunos, observando o processo de resolução das questões. Em caso de dúvidas, o professor precisa ser diretivo, instigando e propondo mais perguntas
que os levem até as respostas. Cabe ao aluno ter atenção e comprometimento com a atividade, trabalhar em conjunto com os colegas e discutir com eles os documentos e perguntas propostas, além de responder às questões por escrito de forma clara e coesa. A exposição das respostas para a turma deve ser respeitosa e guiada pelo professor. Os alunos devem rever e avaliar suas respostas nesse momento. Na realização da atividade final, o professor deverá continuar acompanhando os alunos, mas de forma individual, verificando o que cada um teve mais interesse e dificuldade ao longo do processo. Os alunos deverão utilizar da sua criatividade e conhecimentos adquiridos para elaborar a atividade final.
- Critérios de avaliação:
- Compreensão Histórica: Avaliar o domínio dos alunos sobre o contexto da Ditadura Militar e seus impactos.
- Identificação correta dos eventos históricos e seus protagonistas;
○ Capacidade de relacionar documentos com o período estudado;
○ Clareza na explicação dos efeitos da censura sobre a sociedade.
- Leitura e Interpretação de Fontes: Avaliar como os alunos analisam os documentos apresentados.
- Leitura crítica dos textos, imagens e músicas;
○ Capacidade de extrair informações relevantes dos documentos; ○ Interpretação coerente e contextualizada das fontes.
- Escrita e Argumentação: Avaliar a qualidade das respostas escritas e a construção de argumentos.
- Clareza, coesão e organização das ideias;
○ Uso de linguagem adequada ao tema e ao gênero textual;
○ Capacidade de argumentar com base nas fontes e no contexto histórico.
- Reflexão Crítica e Criatividade: Avaliar o envolvimento dos alunos com o tema e sua capacidade de pensar além dos fatos.
- Capacidade de refletir sobre formas de resistência à censura;
○ Posicionamento crítico diante da repressão e da liberdade de expressão.
7. Sequência de documentos e questões:
Documento 1
EXPECTATIVA e intranqüilidade: sublevação em Minas para depor Jango. Última Hora, Rio de Janeiro, ano XIII, n. 1.269, p. 1, 1 abr. 1964.
- Esse recorte de jornal foi publicado em 1964, no governo de João Goulart, conhecido como Jango, o texto traz uma nota oficial do Presidente da República, resuma em uma frase o teor do comunicado.
- De acordo com essa nota, o Presidente expressa algum posicionamento em relação ao ocorrido? Se sim, qual?
- Por que Jango afirma, ao final do texto, que “a Nação pode permanecer tranquila”? Que efeito essa mensagem buscava ter sobre os leitores?
Documento 2
Veto à música cálice (1973). Reprodução: Acervo Estadão. Disponível em:
https://www.estadao.com.br/cultura/musica/gilberto-gil-conta-como-foi-a-criacao-de-calice-com-chico-buarque-
nprec/?srsltid=AfmBOootRMKcLythkMABSGkl6fcKc2yZqVhb-zU96a_3_tcR-24erFrw
- Quem escreveu a letra desta música?
- Quando a música foi escrita?
- Na letra de Cálice, por que a palavra “cálice” é repetida tantas vezes? O que ela pode significar?
- De que maneira a música Cálice expressa a experiência da censura? Cite um trecho da música que expressa uma preocupação sobre a censura.
Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, em meio a fileira de artistas na Passeata dos Cem Mil, em 1968 |
Foto de arquivo/Agência O GLOBO
- De quando é essa imagem?
- O que está acontecendo nela?
- A partir da leitura da legenda, que grupo está presente? Ele se relaciona com algum documento anterior?
Página de Pif-Paf n.8, contracapa, de 27 de agosto de 1964. Acervo Millôr Fernandes / IMS:
https://ims.com.br/por-dentro-acervo/pif-paf-de-millor-fernandes/.
- Quando foi lançada a revista Pif Paf? Pode-se estabelecer alguma relação entre o lançamento da revista e o Golpe de Estado no Brasil?
- O que significa a palavra advertência no cartaz da Pif Paf? Quem está sendo advertido e por quê?
- A repetição da expressão “se o governo” aparece em quase todas as frases. Qual o sentido dessa repetição?
- O texto da Pif Paf é finalizado com a seguinte frase “dentro em breve estaremos caindo numa democracia”. Por que essa frase pode ser considerada irônica em 1964?
- Tomando como base o texto 1 e o texto 4, é possível deduzir as características de uma democracia? Se sim, quais são elas?
- De que forma a capacidade das "pessoas pensarem por sua própria cabeça" poderia torná-las mais poderosas em um país? E por que um governo teria medo disso? “Lançada por Millôr Fernandes no Rio de Janeiro apenas um mês após o golpe de 1964, Pif Paf inaugurou o ciclo das publicações alternativas que combateram a ditadura militar. E o fez pelo riso. O humor corrosivo vertido em cada página da revista serviu como aviso aos novos donos do poder: não teriam vida fácil. A reação foi dura – pressões, ameaças, prisões. Na oitava edição, [...] Foi apreendida nas bancas pela polícia e Pif Paf não voltou a circular”
Disponível em: https://resistirepreciso.org.br/alternativa/pif-
paf/#:~:text=Lan%C3%A7ada%20por%20Mill%C3%B4r%20Fernandes%20no%20Rio%20de,donos%20do%2 0poder:%20n%C3%A3o%20teriam%20vida%20f%C3%A1cil.
- O trecho acima apresenta a revista Pif Paf. Monte uma frase que sintetize as informações expostas.
- Relacionando os documentos 4 e 5, é possível identificar a motivação para recolhimento e interrupção da revista Pif Paf? Qual seria?
8. Proposta de Atividade Final:
- Observando os documentos apresentados, imagine que você fosse um jovem estudante em 1970 e quisesse se manifestar contra a ditadura (cantar, escrever, protestar nas ruas, usar humor etc.), que forma de resistência escolheria e por quê? Escreva um texto justificando sua resposta.
- Com base na forma de resistência escolhida por você na questão anterior, produza um pequeno documento histórico fictício, que representa sua forma de resistência.
○ Se escolheu Música/Humor: Escreva um trecho de letra ou faça uma charge
(lembre-se das metáforas para driblar a censura!);
○ Se escolheu Imprensa: Crie a manchete e o texto de um panfleto ou manifesto; ○ Se escolheu Cartaz: Desenhe um cartaz com palavras de ordem da época.
| Anexo | Size |
|---|---|
| Censura - Sequência didática - Ensino de história.pdf | 543.7 KB |