Censura na Ditadura Militar: Formas de resistência frente ao governo ditatorial no Brasil

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS

Sequência didática

Censura na Ditadura Militar: Formas de resistência frente ao governo ditatorial no

Brasil

Discentes: André Mendes - Nusp: 12686356  

Camilla Ribeiro Dias Dos Santos  - Nusp: 11385161

Heloiza Vieira de Souza - Nusp: 13647718

Hudson de Lima Mariano - Nusp: 12684570

Thaisy Nogueira Palmuti - Nusp: 12702583

São Paulo

2025

  1. Tema: Censura na Ditadura Militar: Formas de resistência frente ao governo ditatorial no Brasil

 

  1. Problemática: Como a censura imposta pela Ditadura Militar afetou a produção cultural e artística no Brasil, e de que maneiras diferentes setores da sociedade resistiram a esse controle?

 

  1. Objetivo didáticos: 
  • Verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o período histórico da ditadura militar no Brasil; 
  • Proporcionar aos alunos o contato com diferentes gêneros textuais; 
  • Examinar as habilidades de leitura dos gêneros específicos propostos;  
  • Avaliar as habilidades de escrita e de extroversão do conteúdo a partir de suas respostas;
  • Estimular os alunos a identificar a existência da censura e de formas de resistência a ela no período delimitado;
  • Desenvolver o pensamento e a consciência crítica acerca do período militar e da censura. 

 

4. Orientações metodológicas: 

  • Os alunos serão orientados a formar grupos de 3 à 4 alunos para desenvolver a atividade;
  • Cada indivíduo do grupo receberá a mesma sequência de documentos e questões impressas para serem discutidas e respondidas em conjunto no próprio material;
  • Após a finalização da atividade, a discussão das respostas será aberta para a turma, a fim de comparar as respostas de cada grupo;
  • Em outro momento, os alunos devem realizar a primeira parte da atividade final individualmente no caderno;
  • A segunda parte da atividade final será desenvolvida em folha entregue pela professora e com materiais escolares fornecidos pela instituição ou trazidos pelos próprios alunos; ● Cada aluno deverá apresentar para a classe sua produção final. 

 

  1. Papel do professor e do aluno: O professor deve, ao longo da execução da primeira atividade, acompanhar os alunos, observando o processo de resolução das questões. Em caso de dúvidas, o professor precisa ser diretivo, instigando e propondo mais perguntas

que os levem até as respostas. Cabe ao aluno ter atenção e comprometimento com a atividade, trabalhar em conjunto com os colegas e discutir com eles os documentos e perguntas propostas, além de responder às questões por escrito de forma clara e coesa. A exposição das respostas para a turma deve ser respeitosa e guiada pelo professor. Os alunos devem rever e avaliar suas respostas nesse momento. Na realização da atividade final, o professor deverá continuar acompanhando os alunos, mas de forma individual, verificando o que cada um teve mais interesse e dificuldade ao longo do processo. Os alunos deverão utilizar da sua criatividade e conhecimentos adquiridos para elaborar a atividade final. 

 

  1. Critérios de avaliação:
  • Compreensão Histórica: Avaliar o domínio dos alunos sobre o contexto da Ditadura Militar e seus impactos.
    • Identificação correta dos eventos históricos e seus protagonistas;

○ Capacidade de relacionar documentos com o período estudado;

○ Clareza na explicação dos efeitos da censura sobre a sociedade.

  • Leitura e Interpretação de Fontes: Avaliar como os alunos analisam os documentos apresentados.
    • Leitura crítica dos textos, imagens e músicas;

○ Capacidade de extrair informações relevantes dos documentos; ○ Interpretação coerente e contextualizada das fontes.

  • Escrita e Argumentação: Avaliar a qualidade das respostas escritas e a construção de argumentos.
    • Clareza, coesão e organização das ideias;

○ Uso de linguagem adequada ao tema e ao gênero textual;

○ Capacidade de argumentar com base nas fontes e no contexto histórico.

  • Reflexão Crítica e Criatividade: Avaliar o envolvimento dos alunos com o tema e sua capacidade de pensar além dos fatos.
    • Capacidade de refletir sobre formas de resistência à censura;

○ Posicionamento crítico diante da repressão e da liberdade de expressão.

 

7. Sequência de documentos e questões: 

 

Documento 1

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EXPECTATIVA e intranqüilidade: sublevação em Minas para depor Jango. Última Hora, Rio de Janeiro, ano XIII, n. 1.269, p. 1, 1 abr. 1964.

 

  1. Esse recorte de jornal foi publicado em 1964, no governo de João Goulart, conhecido como Jango, o texto traz uma nota oficial do Presidente da República, resuma em uma frase o teor do comunicado.
  2. De acordo com essa nota, o Presidente expressa algum posicionamento em relação ao ocorrido? Se sim, qual? 
  3. Por que Jango afirma, ao final do texto, que “a Nação pode permanecer tranquila”? Que efeito essa mensagem buscava ter sobre os leitores? 

 Documento 2

 

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Veto à música cálice (1973). Reprodução: Acervo Estadão. Disponível em:

https://www.estadao.com.br/cultura/musica/gilberto-gil-conta-como-foi-a-criacao-de-calice-com-chico-buarque-

nprec/?srsltid=AfmBOootRMKcLythkMABSGkl6fcKc2yZqVhb-zU96a_3_tcR-24erFrw

 

  1. Quem escreveu a letra desta música?
  2. Quando a música foi escrita?
  3. Na letra de Cálice, por que a palavra “cálice” é repetida tantas vezes? O que ela pode significar? 
  4. De que maneira a música Cálice expressa a experiência da censura? Cite um trecho da música que expressa uma preocupação sobre a censura. 

 

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Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, em meio a fileira de artistas na Passeata dos Cem Mil, em 1968 |

Foto de arquivo/Agência O GLOBO

 

  1. De quando é essa imagem?
  2. O que está acontecendo nela? 
  3. A partir da leitura da legenda, que grupo está presente? Ele se relaciona com algum documento anterior? 

 

 

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Página de Pif-Paf n.8, contracapa, de 27 de agosto de 1964. Acervo Millôr Fernandes / IMS:

https://ims.com.br/por-dentro-acervo/pif-paf-de-millor-fernandes/. 

 

  1. Quando foi lançada a revista Pif Paf? Pode-se estabelecer alguma relação entre o lançamento da revista e o Golpe de Estado no Brasil?
  2. O que significa a palavra advertência no cartaz da Pif Paf? Quem está sendo advertido e por quê?
  3. A repetição da expressão “se o governo” aparece em quase todas as frases. Qual o sentido dessa repetição?
  4. O texto da Pif Paf é finalizado com a seguinte frase “dentro em breve estaremos caindo numa democracia”. Por que essa frase pode ser considerada irônica em 1964?
  5. Tomando como base o texto 1 e o texto 4, é possível deduzir as características de uma democracia? Se sim, quais são elas? 
  6. De que forma a capacidade das "pessoas pensarem por sua própria cabeça" poderia torná-las mais poderosas em um país? E por que um governo teria medo disso? “Lançada por Millôr Fernandes no Rio de Janeiro apenas um mês após o golpe de 1964, Pif Paf inaugurou o ciclo das publicações alternativas que combateram a ditadura militar. E o fez pelo riso. O humor corrosivo vertido em cada página da revista serviu como aviso aos novos donos do poder: não teriam vida fácil. A reação foi dura – pressões, ameaças, prisões. Na oitava edição, [...] Foi apreendida nas bancas pela polícia e Pif Paf não voltou a circular”

 

Disponível em: https://resistirepreciso.org.br/alternativa/pif-

paf/#:~:text=Lan%C3%A7ada%20por%20Mill%C3%B4r%20Fernandes%20no%20Rio%20de,donos%20do%2 0poder:%20n%C3%A3o%20teriam%20vida%20f%C3%A1cil.

 

  1. O trecho acima apresenta a revista Pif Paf. Monte uma frase que sintetize as informações expostas. 
  2. Relacionando os documentos 4 e 5, é possível identificar a motivação para recolhimento e interrupção da revista Pif Paf? Qual seria?

 

8. Proposta de Atividade Final:  

 

  1. Observando os documentos apresentados, imagine que você fosse um jovem estudante em 1970 e quisesse se manifestar contra a ditadura (cantar, escrever, protestar nas ruas, usar humor etc.), que forma de resistência escolheria e por quê? Escreva um texto justificando sua resposta. 

 

  1. Com base na forma de resistência escolhida por você na questão anterior, produza um pequeno documento histórico fictício, que representa sua forma de resistência.

○ Se escolheu Música/Humor: Escreva um trecho de letra ou faça uma charge

(lembre-se das metáforas para driblar a censura!);

○ Se escolheu Imprensa: Crie a manchete e o texto de um panfleto ou manifesto; ○ Se escolheu Cartaz: Desenhe um cartaz com palavras de ordem da época.

 

 

 

Referencia
Graduandos