REFLEXÕES SOBRE A REVOLTA DA VACINA E A CRISE SANITÁRIA DE 2020/2021

Universidade de São Paulo
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Departamento de História
Ensino de História: Teoria e Prática - Profª. Dr.ª Antonia Terra de Calazans Fernandes
Letícia da Costa - 9867810

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

REFLEXÕES SOBRE A REVOLTA DA VACINA E A CRISE SANITÁRIA DE

2020/2021.

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Esta sequência didática tem como objetivo a reflexão, entendimento e quebra de paradigmas a respeito da Revolta da Vacina, ocorrida no Rio de Janeiro, em 1904, e como os acontecimentos dela podem ser relacionados com a crise sanitária que acometeu o Brasil e o mundo a partir de 2020.
As atividades serão baseadas em metodologias ativas e, com elas, pretende-se que os alunos, para além do entendimento do conteúdo, sejam estimulados em suas habilidades de pesquisa, leitura e escrita1, além de trabalho em equipe, colaboração, reflexão e apresentação de suas ideias2.
Ao fim da atividade, espera-se que os alunos consigam compreender as dinâmicas de exclusão e opressão que envolveram a história da Revolta da Vacina, além de estabelecerem uma ponte do conteúdo com a atualidade, verificando as semelhanças e diferenças entre as duas crises apresentadas.

PÚBLICO ALVO

A presente sequência didática é direcionada para utilização em turmas de Ensino
Médio.

METODOLOGIA

Para esta atividade, foram escolhidas 12 fontes. Para a compreensão da Revolta da Vacina, foram escolhidos seis excertos do jornal Gazeta de Notícias, de circulação no Rio de Janeiro, dos dias 11 a 15 de novembro de 1904. Essas primeiras fontes serão utilizadas como objeto de análise e discussão em grupo.

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1 Aqui compreendidos como conteúdos procedimentais.

2 Aqui compreendidos como conteúdos atitudinais.

Em seguida, sobre a crise sanitária de 2020/2021, foram selecionadas outras seis fontes: três vídeos, uma fotografia e duas reportagens contendo falas ou imagens do presidente Jair Bolsonaro a respeito da vacinação em massa da população para o combate da COVID-19. Essas fontes serão utilizadas pelo docente em atividade posterior de reflexão com a turma.

CONTEÚDOS

Conceituais

Política, opressão, segregação social.

Procedimentais

Pesquisa, trabalho em equipe, debate, análise de fontes, expressão oral e escrita.

Atitudinais

Respeito à fala do colega, atenção, colaboração, respeito à pluralidade de opiniões, articulação do conteúdo escolar com a atualidade.

PROPOSTA DIDÁTICA

1- No primeiro momento os alunos serão apresentados ao contexto histórico político brasileiro no início de 1900. De maneira sucinta o professor mencionará o começo do governo de Rodrigues Alves e sua política de regeneração do centro da cidade do Rio de Janeiro, passando pelas reformas do prefeito Pereira Passos, pela alarmante situação sanitária da cidade, e pelas políticas de saneamento de Oswaldo Cruz . É importante aqui ressaltar como a população marginalizada que morava no centro da cidade foi retirada à força de suas casas e deixada ao relento.
2- A partir do contexto político apresentado aos alunos, o professor dividirá a turma em grupos, pensando que cada grupo tenha o mesmo número de integrantes possível. Cada grupo será responsável por um documento3 sobre um momento específico da Revolta da Vacina. Os alunos serão responsáveis por ler e questionar as fontes com seus colegas.
As fontes são:

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3 Sugere-se que, idealmente, a atividade seja aplicada em 6 grupos, com cada grupo responsável por um documento. Se isso não for possível, o professor pode dividir a turma em outras configurações, separando igualmente as fontes entre eles. A divisão em números iguais de integrantes é importante para a continuação da sequência.

img1

img2

img3

 

 



Sugere-se o seguinte roteiro de questões:
1. O que o documento nos informa?
2. O autor do documento é a favor ou contra o que está descrito?
3. Conseguiríamos entender a fonte sem saber do contexto passado pelo professor?
4. Quais foram as maiores dificuldades que encontramos ao ler o documento?
O professor auxiliará os alunos, passando em cada grupo e ajudando na leitura das fontes e em possíveis questionamentos.
A partir das dúvidas sobre o documento, os alunos serão incentivados a realizarem uma apresentação sobre a fonte que deverá ser realizada no encontro seguinte. O professor deve sugerir aos alunos que realizem uma breve pesquisa sobre as reportagens analisadas no site da hemeroteca digital da Biblioteca Nacional.
Neste momento o objetivo é que os estudantes entendam que os eventos da Revolta da Vacina aconteceram, principalmente, por conta da ação truculenta do Estado, ao vacinar a população mais pobre de maneira obrigatória e bruta e, também, falta de informação da população sobre a vacina da varíola.

FONTES

Revolta da Vacina:

“O REGULAMENTO da Vaccina”. Gazeta de Notícias, nº. 316, Rio de Janeiro, 11 nov. 1904. Primeira página. Disponível em: <https://bit.ly/3hzJeqB> . Acesso em: 29/06/2021.
“O REGULAMENTO da Vaccina”. Gazeta de Notícias, nº 317, Rio de Janeiro, 12 nov. 1904. Occurrencias. Disponível em: <https://bit.ly/3ecIlSB> . Acesso em: 29/06/2021.
“AGITAÇÃO Inútil”. Gazeta de Notícias, nº. 318, Rio de Janeiro, 13 nov. 1904. Notas e
Notícias. Disponível em: <https://bit.ly/36tRZvU>. Acesso em: 29/06/2021.
“COMO teve princípio”. Gazeta de Notícias, nº. 319, Rio de Janeiro, 14 nov. 1904. Primeira página. Disponível em: <https://bit.ly/2TWR8Bs>. Acesso em: 29/06/2021.
“OS PRIMEIROS feridos”. Gazeta de Notícias, nº 319, Rio de Janeiro, 14 nov. 1904. Primeira página. Disponível em: <https://bit.ly/2TWR8Bs>. Acesso em: 29/06/2021.
“UM episódio”. Gazeta de Notícias, nº. 320, Rio de Janeiro, 15 nov. 1904. Primeira página. Disponível em: <https://bit.ly/3yQgorH>. Acesso em: 29/06/2021.

Crise Sanitária de 2020/2021:

CHAIB, Julia; MACHADO, Renato. “Ficou provado que não houve interesse do governo na vacina, diz presidente da CPI da Covid à Folha”. Folha de São Paulo, São Paulo, 15 mai.2021. Disponível em: <https://bit.ly/36t6qR3>. Acesso em: 12/07/2021.
LIMA, Sérgio. “Presidente Jair Bolsonaro exibindo hidroxicloroquina para ema no Palácio da Alvorada”. 23 jul.2020. 1 fotografia. 868x644 pixels. Disponível em:
<https://bit.ly/3hwmHuO&gt; . Acesso em: 12/07/2021.
SCHIAFFARINO, Júlia. “Após motociata, Bolsonaro defende tratamento precoce e ignora vacina”. Congresso em Foco, UOL, São Paulo, 12 jun.2021. Disponível em:
<https://bit.ly/3hVfaEM>. Acesso em: 12/07/2021.
UOL. “Bolsonaro: "Se tomar vacina e virar jacaré não tenho nada a ver com isso”. YouTube,
17 dez.2020. Disponível em: <https://youtu.be/lBCXkVOEH-8>. Acesso em: 12/07/2021. UOL. “Bolsonaro compara vacinas com hidroxicloroquina: 'Experimental'”. YouTube, 09 jun. 2021. Disponível em: <https://youtu.be/JJ7k5KvY4Ek>. Acesso em: 12/07/2021.
UOL. “Bolsonaro muda discurso e mente ao dizer que sempre apoiou vacina contra covid-19”. YouTube, 24 mar.2020. Disponível em: <https://youtu.be/xpxC36TlrPs>. Acesso em: 12/07/2021.

BIBLIOGRAFIA

NAPOLITANO, Marcos. História do Brasil República: da queda da Monarquia ao fim do Estado Novo. São Paulo: Contexto, 2016. p. 33–34.
PORTO, Karoline. Revolta da Vacina: semelhanças e diferenças no Brasil de 1904 e
2020. CNN Brasil, São Paulo, 11 dez. 2020. Disponível em: <https://bityli.com/1VWmR>. Acesso em 12/07/2021.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras,
2018. p. 328–332.
SEVCENKO, Nicolau. A Revolta da Vacina: mentes insanas em corpos rebeldes. São
Paulo: Editora Unesp, 2018.
ZABALA, Antoni. Os enfoques didáticos. In: COLL, César, MARTÍN, Elena… (org.).

O construtivismo em sala de aula. São Paulo: Ática, 1996, p. 153–196.

Referencia
Graduandos