Os primeiros contatos dos africanos com os europeus

Sequência didática

Aluno (a): Iamara de Almeida Nepomuceno
Docente responsável: Prof. Dr. Antônia Terra
Disciplina USP: Ensino de História: Teoria e pratica

A ser realizada nas aulas do 3º ano do ensino médio

Tema: Os primeiros contatos dos africanos com os europeus

Objetivos:

1. Trabalhar a idéia a resistência africana à colonização
  2. Mostrar a presença da mulher africana e seu papel nas lutas contra os colonizadores, através da figura da rainha Nzinga.
  3. Confrontar imagem do colonizador seguido pelos escravizados

Proposta

• Apresentar foto de Nzinga sem mostrar as legendas
  1. Perguntar se eles sabem de quem se trata?
  2. O professor pede aos alunos que observem as vestimentas?
  3. O que elas indicam?
  4. Após especulações mostrar legendas.
  5. O professor mostra o mapa e pede que os alunos descrevam o qual assunto ele contém.
  • Mostrar figura estereotipada do colonizador
    1. Peça que os alunos descrevam o que vêem.
    2. Qual a mensagem ela nos passa num primeiro olhar?
    3. Ao confrontar esta imagem com o mapa e a idéia trabalhada, esta primeira idéia passada pela imagem do colonizador permanece ou muda de significado? Qual?
  • Passar texto de Carlos serrano para leitura
  1. O professor deve realizar a leitura coletiva, sendo que cada aluno deve ter em mãos uma cópia dos materiais.
  2. Você percebeu a presença feminina em outras lutas por liberdade da colônia, qual?
  3. A que organização política o texto está se referindo?
  4. Podemos considerar Nzinga como um chefe tradicional?
  5. Qual a importância da existência de um poder central nos reinos africanos para o estabelecimento dos europeus em África?
  6. A guerra contra os portugueses não impediu que Nzinga se convertesse e estabelecesse acordos com os europeus, por quê?

Após a leitura do texto de Serrano, peça aos alunos que escrevam uma redação tendo como tema, o próprio da aula e argumentem sobre os aspectos que entenderam como importante, elenque os pontos em relação ao assunto, confrontando o olhar europeu ao do africano sobre a colonização. Para isto, o aluno deve utilizar todo material que esteve a sua disposição.

GINGA, A RAINHA QUILOMBOLA DE MATAMBA E ANGOLA (NZINGA)

Retirado do livro de GLASGOW, Roy. Nzinga. São Paulo: Editora perspectiva, 1982

Nzinga

Nzinga3

Nzinga

Nzinga4

NZinga rainha

Nzinga7

Nzinga8

Nzinga9

Nzinga10

Nzinga11

Retirado do livro de GLASGOW, Roy. Nzinga. São Paulo: Editora perspectiva, 1982.

Retirado de SERRANO, Carlos. Memórias d’África: a temática africana na sala de aula. São Paulo: Cortez, 2007.