História do Brasil

Não consta

L694h

imagem da capa do livro

João Alfredo Libânio Guedes produziu livros didáticos em meados do século XX, momento em que o mercado editorial de livros escolares expandia-se, tornando-se cada vez mais complexo. Contudo, alguns aspectos de sua vida profissional o aproximavam daqueles primeiros autores de livros didáticos de História, como o fato de ter sido professor do Colégio Pedro II, tendo em vista que as obras didáticas dos professores dessa instituição serviram de modelo para muitas outras escolas secundárias no Brasil durante a segunda metade do século XIX. Porém, em seus livros escolares da década de sessenta, Libânio Guedes também é apresentado como pertencente à Faculdade de Filosofia da Universidade do Rio de Janeiro (atual UERJ), demonstrando as mudanças no que diz respeito à legitimidade do autor de livros didáticos, que, no decorrer do século XX, viu crescer a necessidade de explicitar as suas credenciais acadêmicas. No LEMAD, destaca-se a obra “História do Brasil 3ª Série do Curso Colegial e Exames Vestibulares a Cursos Superiores”, editada pela F. Briguiet & Cia, em 1960, que Libânio Guedes produziu em parceria com Joaquim Ribeiro e Jayme Coelho, este também professor do Colégio Pedro II. A Briguiet & Cia, de acordo com Hallewell (O livro no Brasil), foi formada a partir da venda da editora B. L. Garnier, que juntamente com a E. & H, Laemmert e a Nicolau Alves & Cia, foram as três principais editoras dos primeiros livros didáticos brasileiros.