Uma vida no magistério

Não consta

C185u

Digitalização
imagem da capa do livro.

Botyra Camorim

Nasceu em 3 de março de 1910 em São Paulo, filha de um imigrante italiano com uma brasileira. Viveu no bairro do Brás, local onde estudou no Curso Primário da Escola Normal do Brás, vindo a falecer em 1992. Sua carreira docente começa em 1930 atuando em escolas rurais, embora tenha lecionado em escolas na cidade. A autora pode nos dizer muito sobre sua condição de mãe e professora, apontando para os dilemas e estigmas entres esses dois papéis.

Possui relevância enquanto inovadora de métodos de ensino ao defender a abertura para estudos psicológicos no combate ao analfabetismo. Foi condecorada com o título de intelectual do ano em 1966 por sua intensa atividade intelectual, fundou a APAE de Mogi das Cruzes, entre outros feitos na cidade.

Outras informações acerca de Camorim podem ser encontradas num artigo escrito por Denice Catani e Paula Vicentini em 2003 e, uma dissertação de mestrado defendida por Wiara Alcântara, defendida em 2009.

Fonte:

https://sites.usp.br/niephe/mulher-inovadoras/botyra-camorim/ Acessado em 15/03.

código

Estado de Conservação