Tradições Nacionais Episodios historicos e brasileiros notaveis

OriginalTitle

Tradições Nacionais Episodios historicos e brasileiros notaveis

BookID

237165

Surname

Cardim

FirstNames

Carlos A. Gomes

Publisher

Typ. Siqueira

Published

1926

Edition

3ª edição

Pages

214

Cat0
História
Cat1
Estudos Sociais
Cat2
Livro didático
CallNum

981 C267t 3.ed.

Biografia

Carlos A. Gomes Cardim

Carlos Alberto Gomes Cardim nasceu em 10 de fevereiro de 1875, na cidade de São Paulo, e faleceu em 02 de junho de 1938, aos 63 anos de idade, na cidade de São Paulo. Ele era filho do comendador e maestro João Pedro Gomes Cardim, nascido em Setúbal, e de Ana Amélia Monte Claro Gomes Cardim, nascida no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Cardim casou-se com Ignez Lacerda e teve dois filhos: João Carlos Gomes Cardim e Carlos Alberto Gomes Cardim Filho. Cardim atuou como escritor, professor, inspetor e diretor de escola.

Gomes Cardim fundou na Escola Caetano de Campos, em 1925, a primeira Biblioteca Infantil do  Brasil. Além disso, estimulou o cultivo da arte em tal escola por meio da música, poesia, teatro e canto orfeônico. E, juntamente com o maestro João Gomes Jr, que também era docente no Caetano de Campos, foram os pioneiros na introdução do canto Orfeônico no Brasil.

Ele foi autor de diversas obras como “Cartilha Infantil”, de 1908, uma das primeiras cartilhas analíticas do Brasil, além de “Tradições Nacionais Episodios historicos e brasileiros notaveis”, de 1916. Ademais, redigiu livros sobre comemorações cívicas, comédias, monólogos, compêndios de Álgebra, contos, entre outros.