Historia do Brasil

1967

13ª edição

T172h 13.ed.

Vicente Tapajós produziu livros didáticos em meados do século XX, sendo que sua produção escolar não se restringe à área de História, pois ele também foi autor de livros didáticos no campo das chamadas Ciências Exatas, mais precisamente no ensino de Desenho. A partir dos dados coletados em seus livros pertencentes ao LEMAD, Vicente Tapajós é apresentado, em meados do século passado, como um professor do ensino secundário da prefeitura do Rio de Janeiro, diplomado pela extinta Universidade do Distrito Federal, atual Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), sendo que ele também teria atuado como professor catedrático do Colégio Paiva e Souza, dos Colégios Rezende e Vera Cruz, do Instituto de Educação, e também teria exercido a profissão de professor de ensino superior na Faculdade de Filosofia Santa Ursula. No LEMAD, encontram-se duas edições de seu livro “História do Brasil”, publicado pela Companhia Editora Nacional, sendo a 2ª edição, de 1946, e a 13ª edição, de 1967, o que pode demonstrar o relativo sucesso de vendas de seus livros. Vicente Tapajós ainda publicou obras de História de América e História Geral.