História do Brasil para a 1 ª série ginasial

7 ª edição

981 M425h1s 7.ed.

imagem da capa do livro

Bacharel pelo Colégio Pedro II, Ary da Matta mantém a tradição de autores de livros didáticos que foram ex-alunos ou professores do Colégio Pedro II, apesar de que seus livros foram publicados em meados do século XX, quando já se identificava uma maior diversificação dos autores, fruto também de um mercado de livros didáticos que se expandia rapidamente. Ary da Mata foi professor catedrático da Faculdade de Filosofia do Instituto La-Fayette, faculdade que, junto com outros institutos, iria dar origem à atual Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Ele também deu aulas na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Dentre as suas publicações didáticas se destacam livros de História do Brasil, História da América e História Geral, livros que foram, em sua maioria, publicados, por volta dos anos 1950, pela Companhia Editora Nacional, atual IBEP-CEN, que se destacava, naquela época, como uma das mais importantes editoras de livros didáticos do Brasil.

Lemad - DH/USP