Lições de história do Brasil: para uso das escolas de instrução primaria

OriginalTitle

Lições de história do Brasil: para uso das escolas de instrução primaria

BookID

132402

Surname

Macedo

FirstNames

Dr. Joaquim Manoel de

Publisher

H. Garnier Livreiro Editor

Local de edição

Rio de Janeiro

Pages

390

Cat0
História
Cat1
Brasil
Cat2
Livro didático
CallNum

M141l

Capa
imagem da capa do livro.
Biografia

Joaquim Manuel de Macedo é um nome muito conhecido da literatura brasileira, principalmente por seu romance “A Moreninha”, de 1844. Contudo, ele também foi um importante autor de livros didáticos, chegando a ser um dos primeiros autores a dar maior atenção às preocupações pedagógicas, sobretudo no que diz respeito ao método de aprendizagem em História, e isso está estreitamente relacionado com sua experiência como professor do ensino secundário. Macedo formou-se em Medicina no Rio de Janeiro, atuou como escritor, poeta e dramaturgo e também se envolveu na política, exercendo cargos de deputado provincial e deputado geral. Não fugindo ao perfil dos intelectuais de sua época, Macedo pertenceu a diversas instituições científicas, principalmente o IHGB, lugar onde atuou como sócio efetivo e vice-presidente. Como professor catedrático de Corografia e História do Brasil no Colégio Pedro II, Macedo produziu seu famoso livro didático, “Lições de História do Brasil”, realizado a partir do esquema de suas aulas no colégio. No LEMAD podem ser encontradas diversas edições do seu compêndio, que vão desde 1890 a 1922, todas pela editora Garnier, porém, de acordo com Circe Bittencourt (Livro didático e saber escolar 1810 – 1910), a primeira edição de seu livro, em 1861, foi realizada por D. J. Gomes Brandão, o qual, posteriormente, vendeu os direitos de produção a B. L. Garnier. Não obstante seu reconhecimento como romancista, pelas inovações que trouxe nos métodos de ensino e a grande repercussão de sua obra didática, Macedo tornou-se uma referência básica na história do livro didático de história, e também, de modo mais geral, ele ajudou na própria afirmação da historiografia brasileira, tendo em vista que a História Geral de Varnhagen serviu como “a fonte básica para seu trabalho” (Arlette Gasparello Construtores de Identidades: A Pedagogia da Nação nos livros didáticos da escola secundária brasileira, p. 130).