Historia do Brasil para o curso comercial

Não consta

J95h

imagem da capa do livro

De acordo com o Dicionário de autores paulistas, de Luís Correia de Melo, Antônio Ferreira Cesarino Júnior nasceu em 16 de março de 1906, em Campinas, e formou-se na Faculdade de Direito de São Paulo, em 1928. Em seu livro “História do Brasil para o curso comercial”, pertencente ao acervo do LEMAD, editado pela Companhia Editora Nacional em 1937, logo abaixo de seu nome, na pagina de rosto, está escrito “Do Instituto Histórico e do Ginásio do Estado de São Paulo”, e essa apresentação do autor pode ser aproximada das conclusões de Arlette M. Gasparello e Heloisa de O. S. Villela (RBHE, n° 21, p. 39-60, set./dez. 2009) a respeito dos professores secundários do Colégio Pedro II e da Escola Normal de Niterói que também produziam livros didáticos, na segunda metade do século XIX. Para as autoras, a identidade social do grupo dos primeiros professores-autores não estava somente resumida ao magistério e às produções didáticas, de tal modo que esses autores pertenciam aos círculos intelectuais da época, envolvendo-se em atividades nas principais instituições científicas, como os Institutos Históricos, e também produzindo artigos e publicando livros de diversos gêneros e para diferentes públicos. Desse modo, Cesarino Júnior se aproxima do perfil desses primeiros professores-autores, que eram reconhecidos como pertencentes ao grupo de letrados, tendo em vista que seu ofício de professor catedrático de História da Civilização do Ginásio do Estado e sua produção didática em História eram realizados em paralelo com suas atividades de cunho mais acadêmico, como a sua vasta produção no campo do Direito, e sua ligação a institutos não diretamente ligados ao ensino, como o Instituto do Direito Social, o Instituto dos Advogados de São Paulo, entre outros. Para confirmar a caracterização de Cesarino como um intelectual de produção diversificada, em seu livro de História do Brasil do acervo do LEMAD, encontra-se no verso da página de rosto a descrição de outras obras do autor, que são divididas em livros de História, livros de Direito, havendo também obras caracterizadas como romances históricos. Além do livro já citado acima, no LEMAD também se encontra o livro “História da Civilização - 1º ano”, editado pela Saraiva em 1936, que Cesarino realizou em parceria com Alcindo Muniz de Souza.

BLD (Biblioteca do livro didático)