Lições de Historia do Brazil para uso das escolas de instrucção primaria

1952

Não consta

G633l

De acordo com o Dicionário de autores paulistas, de Luís Correia de Melo, Alfredo Gomes nasceu a 23 de março de 1913, em São Paulo. Como era comum entre os primeiros autores de livros didáticos no século XIX, Alfredo Gomes exerceu a profissão de professor, trabalhando tanto no ensino secundário como no superior, atuando também como um intelectual num sentido mais amplo, fundando associações voltadas para o ensino, tornando-se membro dos institutos científicos e exercendo atividades na imprensa. De sua formação profissional, podem ser destacadas as passagens pela Escola Normal Caetano de Campos e pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras. Como professor, deu aulas nos Ginásios “Guilherme de Almeida”, “Anchieta”, “Caetano de Campos”, entre outros, tendo também exercido as funções de professor assistente da Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo. Foi membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo e da Associação Brasileira de Geógrafos. Publicou livros de literatura infantil, fez inúmeras traduções, mas os livros didáticos de História também têm bastante espaço no geral de sua produção. No acervo do LEMAD, podem ser encontradas as obras: “História do Brasil, 4ª série”, 2ª edição de 1941, pela Edições e Publicações Brasil; “História do Brasil para o segundo ano colegial” e “Lições de Historia do Brasil para uso das escolas de instrucção primaria”, ambas de 1952, editadas pela Companhia Editora Nacional.