Historia do Brasil pelo methodo confuso
159264
Fradique
Mendes
Livraria Leite Ribeiro
1923
5ª edição
269
F799h 5.ed.

Mendes Fradique
Mendes Fradique corresponde ao pseudônimo de José Madeira de Freitas. Tal pseudônimo é a inversão do nome Fradique Mendes, célebre personagem do escritor português Eça de Queirós. Freitas nasceu em Alfredo Chaves, Espírito Santo, em 1893, e faleceu no Rio de Janeiro em 1944, tendo vivido a maior parte de sua vida nesta cidade. Além disso, ele era médico (especialista no tratamento da diabete), ilustrador, desenhista, chargista e escritor dedicado ao humor. Sua estreia na imprensa carioca se deu na revista Rio Ilustrado, onde atuou como editor de arte e desenhista-caricaturista. Colaborou também na revista Dom Quixote, nos jornais cariocas O Jornal e Gazeta de Notícias, e em O Estado do Paraná, em Curitiba, e Folha da Noite, em São Paulo.
Dentre as obras de Freitas, pode-se mencionar: Hypocratéa, coletânea de sonetos em que fazia o perfil caricatural de seus colegas de faculdade; História do Brasil pelo método confuso, de 1920, e Gramática portuguesa pelo método confuso, de 1927.
Fontes:
-
CARNEIRO, C. R. Mendes Fradique e seu Método Confuso: sátira, boemia e reformismo conservador. Curitiba: Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Paraná, 2008.
-
Mendes Fradique. Disponível em: <Mendes Fradique>. Acesso em 07/02/2023.
-
Mendes Fradique. Disponível em: <Mendes Fradique - Grupo Companhia das Letras>. Acesso em 07/02/2023.
BLD (Biblioteca do livro didático)