História da Cidade do Rio de Janeiro

Não consta

Brasil

980 F596h

Max Fleiuss nasceu no Rio de Janeiro em 1868, e é conhecido por sua atuação junto ao Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, lugar em que alcançaria os cargos de sócio grande-benemérito e secretário perpétuo. Sua produção didática em História remonta ao início do século XX, de modo que Arlette Gasparello (Construtores de Identidades: A Pedagogia da Nação nos livros didáticos da escola secundária brasileira) analisa seu livro “Quadros de História Pátria”, realizado em parceria com Basílio de Magalhães, e que foi publicado em 1918, pelo editor A. J. de Castilho. Gasparello afirma que Max Fleiuss se diplomou Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, e, apesar de não pertencer ao corpo docente do Colégio Pedro II, como era muito comum entre os autores de livros didáticos na época, ele teria experiência no magistério pois atuou como professor no Colégio São Bento e na Escola Leonardo Da Vinci. No LEMAD, podem ser encontrados os livros: “Apostilas de História  do Brasil”, 3ª edição, de 1940, publicada pela Livraria do Globo; “Historia da Cidade do Rio de Janeiro”, publicado em 1928 pela editora Melhoramentos, a qual, por volta de 1910, lançara a coleção “Resumo Didactico” que tinha a intenção de publicar diversas obras escolares sobre os Estados brasileiros.

Estado de Conservação
Ótimo