ilustração

ilustracao

Os índios na cidade de São Paulo: passado e presente.

Nome: Eva Aparecida dos Santos Disciplina: História Pedagógica de São Paulo Professor: Antonia Terra Calazans Fernandes

 

     Os “índios” já estavam presentes nas terras que hoje chamamos de Brasil quando aqui chegaram os europeus. Durante esses cinco séculos muita coisa mudou na vida desses habitantes nativos, “os índios”, que na verdade não eram até aquele momento “índios”, mas sim várias etnias de povos distintos uns dos outros, que somente a partir da chegada dos europeus passaram a ser denominados assim; daí a primeira mudança. As demais

A Juventude dos anos dourados: o tradicionalismo pós-guerra e a ruptura rebelde como prenúncio de revolução e vontade de liberdade

• Aluno (a): Débora Agatha Rebecchi Trindade e Bruno Sobrinho 

ano: 25/11/2009

 

Historicamente, os anos 50 ficaram marcados como os anos do “pós-guerra”, o que significou o fim da escassez de bens de consumo em geral. A seguinte análise tem como objetivo mostrar o panorama da sociedade nos anos 50 e a relação da juventude com essa sociedade valorizadora de seu passado. A partir daí, iniciaremos nossa análise mostrando a tradição em construção.

 

Adiantamos que é uma juventude que inicia seus movimentos de contestação direta, através de um comportamento, e que essa mesma juventude está em formação, que se dará completa em Maio de 68. Optamos analisar o comportamento, desde suas vestimentas até a mudança do imaginário que estes jovens possuíam.

Cartaz: anúncios de cigarros

• Aluno (a): Fabiana Marchetti 

 

Análise de quatro anúncios de cigarro de diferentes países com interesses contrapostos, prosposta inserida dentro da questão da propaganda como recrutamento de jovens, sob a luz do tema: Rebeldia e Juventude.A propaganda da indústria de cigarro pode ser usada como exemplo para a análise do papel da publicidade em diferentes sociedades.

Cartazes: propaganda, a figura do jovem e a do herói

• Aluno (a): Fabiana Marchetti 

 

Análise destes três cartazes, inserido dentro da questão da propaganda de recrutamento de jovendo, sob a luz do tema: Rebeldia e Juvende.

[gallery link="file"]

Esses três cartazes foram utilizados em países diferentes, mas apresentam características em comum sobre as quais pode-se refletir: a composição das imagens e a finalidade para a qual foram criadas.

Divulgar conteúdo