Galileu, Brecht e a utopia de liberdade

Conhecimento, controle sobre a verdade e liberdade são temáticas importantes em Bertolt Brecht. Os objetos dessa sequência são três de seus poemas e uma adaptação de sua peça "A Vida de Galileu" para o cinema. Como relacionar essas temáticas dentro do estudo da História (tempo e transformação da sociedade)?

 


Disciplina: Ensino de História: teoria e prática
 

 

Finalidade

 

O poeta e dramaturgo Bertolt Brecht

O poeta e dramaturgo Bertolt Brecht

 

A partir da análise do filme A vida de Galileu em sala de aula com os alunos, pretende-se discutir temas relacionados às transformações na cultura e no pensamento no processo histórico. Destina-se, pela natureza do tema, preferencialmente a turmas de ensino médio.

 

Fundamentação

 

Conhecimento, controle sobre a verdade e liberdade são temáticas importantes em Bertolt Brecht. Os objetos dessa sequência são três de seus poemas e uma adaptação de sua peça A Vida de Galileu para o cinema. Como relacionar essas temáticas dentro do estudo da História (tempo e transformação da sociedade)?

 

 

Os recentes debates acerca do controle da informação afetam diretamente o interesse da juventude. Se a chamada cultura digital (ou cibercultura) tem como principais participantes os jovens, que compartilham não apenas músicas e jogos na internet, mas mesmo livros e manuais tecnológicos, o tema do controle das informações na sociedade adquire importante relevância.

 

Atividades propostas

 

  • Assitir o filme A vida de Galileu.
  • Propor aos alunos um debate acerca de algumas questões relevantes no filme, por exemplo:
    • Como o acesso a um conhecimento tecnológico (a invenção do telescópio) mudou a situação econômica de Galileu?
    • Como essa nova tecnologia impactou a cultura dominante (catolicismo) da época?
  • Leitura dos poemas de Brecht.
  • Propor aos alunos que reflitam acerca das questões abordadas no poema:
    • Que tipo de mundo Bertolt Brecht sonhava em viver?
    • O que existe no mundo atual que difere do mundo idealizado por Brecht, no última poema abaixo?
  • A partir dos poemas e do filme, que no limite expressam visões do mesmo autor, ainda que o filme contenha também uma interpretação do diretor, discutir como Brecht percebia as transformações da cultura e do pensamento ao longo do tempo. Elas se dão de uma hora para outra ou são processos mais lentos?
  • Tanto no texto da peça Galileu quanto nos poemas apresentados , percebe-se como Brecht relaciona a busca da verdade com a liberdade. De acordo com isso, propor aos alunos uma discussão sobre os sistemas que ocultam a verdade da população (a mídia, os poderes políticos estabelecidos etc).
  • No filme, Galileu "pirateia" a invenção do telescópio. Também sofre uma censura por parte do poder, negando-lhe a liberdade de divulgar suas ideias. A partir disso, discutir com os alunos questões ligadas à pirataria, direitos autorais e liberdade de expressão e comunicação. Problematizar a partir da experiência de uso com a internet por parte deles.

Documentos sugeridos

Poemas de Bertolt Brecht

 

Poema 1

Como o ladrão esperto que de noite espia com dificuldade se tem polícia por perto, assim deveria mover-se aquele que busca a verdade. E deveria como algo roubado, em perigo, trazer com cuidado a verdade consigo.

Poema 2

As novas épocas não começam de repente. Meu avô já vivia num tempo novo, meu neto com certeza ainda vai viver no antigo. A carne nova é comida com os velhos garfos.

Poema 3

Um dia vai chegar o tempo em que nós pensaremos todos os pensamentos de todos os pensadores de todos os tempos e veremos todos os quadros de todos os grandes pintores e riremos de todas as graças de todos os humoristas e cortejaremos todas as mulheres e ensinaremos a todos os homens.
 

Filme A Vida de Galileu, de Joseph Losey, baseado na peça de Brecht

 

O filme é uma adaptação da peça de Bertolt Brecht, produzido nos anos 1970. Mantém um tom dramático bastante próximo da linguagem teatral é tem um sentido bastante didático. Trata-se de um excelente filme capaz de entreter não somente adultos, mas também jovens e talvez mesmo crianças (o fato desta versão ser legendada talvez dificulte um pouco o acesso aos mais novos).

 

Ficha técnica

 

Gênero: Drama / Teatro Épico

Diretor: Joseph Losey

Duração: 145 minutos

Ano de Lançamento: 1975

País de Origem: Inglaterra

 

Trechos do filme

 

Galileu "descobre" seu telescópio

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=493A3thQBrU]

 

 

 

Os porta-vozes oficiais do conhecimento se negam e enxergar a verdade

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=2dMYjQ3X13A]

 

 

 

A classe dominante se incomoda com a difusão do conhecimento e da verdade

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=qO7fGxnxEpo]

 

 

 

Como obter o filme

 

A Livraria da Travessa, no Rio de Janeiro, comercializa o DVD importado do filme, e aparentemente apenas com o áudio original em inglês, sem legendas. A referida loja vende pela internet.

 

Veja a página do produto.

 

Disponibilizamos aqui, para fins de uso didáticos, pedagógicos, educacionais e culturais um link torrent, que permite obter o filme a partir de outras pessoas que também o tem em seus computadores. Deixa-se claro que este site não hospeda o filme em seu servidor de dados. Com isto, apenas informamos que já existe na internet, espalhado em computadores, cópias desses filmes. Essas cópias contêm também um áudio dublado em espanhol e legendas em português, fundamentais para seu uso em sala de aula. Se você é professor e não sabe utilizar o protocolo torrent, pergunte à sua turma pois certamente algum aluno lhe orientará. Pode ser uma ótima oportunidade de estabelecer na prática uma troca de saberes.

Clique aqui para acessar a página com o torrent.

Referências

  • Konder, Leandro. A poesia de Brecht e a história. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1996.
  • Brecht, Bertolt. Vida de Galileu.
<h3>Finalidade</h3> A partir da análise do filme <em>A vida de Galileu</em> em sala de aula com os alunos, pretende-se discutir temas relacionados às transformações na cultura e no pensamento no processo histórico. Destina-se, pela natureza do tema, preferencialmente a turmas de ensino médio. <h3>Fundamentação</h3> Conhecimento, controle sobre a verdade e liberdade são temáticas importantes em Bertolt Brecht. Os objetos dessa sequência são três de seus poemas e uma adaptação de sua peça <em>A Vida de Galileu</em> para o cinema. Como relacionar essas temáticas dentro do estudo da História (tempo e transformação da sociedade)?<!--more-->
Referencia
Graduandos