A grande Patria - para dialogo nas escolas primarias

A grande Patria-para dialogo nas escolas primarias

BookID

Kopke

João

Typ. Do Jornal do Comércio de Rodrigues&

1900

Edition

Não Consta

Local de edição

Rio de Janeiro

Brasil

981 K83a

Capa
imagem da capa - a grande patria para dialogo nas escolas primarias

João Köpke nasceu na cidade de Petrópolis em 27 de novembro de 1852 e faleceu em 28 de julho de 1926, na cidade do Rio de Janeiro. O educador cursou Direito tendo ingressado no ensino superior na Faculdade de Direito de Recife, e, em 1871, mudou-se para a cidade de São Paulo, onde deu continuidade aos seus estudos. Por ter redigido manuais de leitura, além de ter sido educador, seu nome é reconhecido hoje em dia por pesquisadores da área de educação, porém, recentemente, foi redescoberto pelo campo da literatura como um dos precursores de Monteiro Lobato na literatura infantil brasileira.

João Köpke acabou deixando a magistratura, pois seu talento com a educação foi reconhecido logo nas suas primeiras atividades como professor, motivo que o levou a se dedicar ao magistério, iniciando uma importante atuação como educador. Em meio a esse contexto, receberam notoriedade a sua Escola Primária Neutralidade, fundada em 1884, em São Paulo, e o Instituto Henrique Köpke, localizado no Rio de Janeiro, que recebeu o nome do seu pai, criado em 1886.

Dentre as obras escritas pelo educador, pode-se mencionar: “Método racional e rápido para aprender a ler sem soletrar”; “Livros de leituras morais e instrutivas”, sendo que esses contavam com diferentes volumes; “Versos para os pequeninos” e “O Livro de Hilda”.

Fontes:

• FARIAS, M. M.; SEGABINAZI, D. M. As contribuições de João Köpke para a educação e a literatura infantil brasileiras no século XIX, através do manuscrito Versos para os pequeninos. Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp, v. 7, n. 3, p. 119-132, 2019.

• MORTATTI, M. R. L. João Köpke (1852-1926) na história do ensino de leitura e escrita no Brasil. In: MORTATTI, MRL., et al., orgs. Sujeitos da história do ensino de leitura e escrita no Brasil [online]. São Paulo: Editora UNESP, 2015, pp. 59-75.

Estado de Conservação
Ótimo

BLD (Biblioteca do livro didático)