Cartilha para as escolas das missões índigenas salesianas do Rio UAUPÉS

Cartilha para as escolas das missões índigenas salesianas do Rio UAUPÉS

Giacone

Pe. Antonio

Oficinas Gráficas do D.E.I.P.

1944

Local de edição

Manaus

História Indígena

G429c

Capa
imagem da capa do livro.

O padre Antonio Giacone, nascido na Itália, tornou-se missionário salesiano na região do Rio Negro a partir de 1925. A partir de seus escritos, Giacone nos oferece um precioso estudo sobre uma das línguas faladas na região amazônica. Ademais, entende-se que o missionário realizou um relevante serviço para a linguística indígena do Brasil.

Dentre as obras publicadas pelo autor pode-se mencionar “Cartilha para as escolas das missões índigenas salesianas do Rio UAUPÉS”, "Os Tucanos e outras tribos do rio Uaupés, afluente do Rio Negro, Amazonas'', “Pequeno catecismo em portugues e tucano para uso das Missoes Salesianas do Rio Uaupes” e ''Pequena Gramática e Dicionário da Língua Hubdeneher ou Macú''.

Fontes:

Povos Indígenas no Brasil. Disponível em: https://documentacao.socioambiental.org/noticias/anexo_noticia//18709_20110216_141654.pdf. Acesso em 06/03/2023.

Estado de Conservação
Ruim