Histórias da nossa terra

OriginalTitle

Histórias da nossa terra

Surname

Almeida

FirstNames

Julia Lopes de

Publisher

Francisco Alves & Cia

Published

1911

Edition

6.ed.

Pages

228

Cat0
História
Cat1
Geral
Cat2
Livro didático
CallNum

A447h

Capa
história da nossa terra
Biografia

Júlia Valentim da Silveira Lopes de Almeida nasceu em 24 de setembro de 1862 na cidade do Rio de Janeiro e faleceu em 1934 no Distrito Federal. Sua produção literária é vasta, perpassada por crônicas, teatros, romances e livros escolares, além de ser idealizadora da Academia de Letras.
Em 1886, Almeida foi a Portugal projetando carreira como escritora. Em 1887, lança seu primeiro livro denominado Contos Infantis. Ao voltar para o Rio de Janeiro, escreve seu primeiro romance em 1888 intitulado Memórias de Marta publicado no formato de folhetins no jornal O País, neste momento aborda temas pertinentes à abolição da escravida, direitos civis e República.
Apesar de ser idealizadora da Academia Brasileira de Letras não foi contemplada com uma cadeira, pois não aceitava-se mulheres como membros. Apenas, em 2017 no ciclo de conferências Cadeira 21, Almeida foi homenageada por sua significativa obra e luta em prol dos direitos das mulheres. Seu engajamento em questões sociais foi reconhecido por meio do título de patrona do Grêmio Júlia Lopes, instituição cultural feminina criada em 1916 que tinha como principal meio a Revista Violeta, periódico pensado e organizado por mulheres ativamente circulando até 1950.
Portanto, estudar a biografia de Júlia Almeida significa lutar contra a dominância masculina no meio literário e preservar a memória de uma abolicionista que analisou a passagem do século XX de modo crítico através de suas palestras.
Fonte
https://www1.ufrb.edu.br/bibliotecacecult/noticias/334-julia-lopes-de-a… Acessado dia 19/10/22

Estado de Conservação
Bom