Filme: 15 filhos

Aluno (a): Alessandro Mildo Gonçalves Ferreira, Fransergio Perini de Oliveira, Nádia Mangolini, Mayara Miranda e Rafael Vaz de Souza.
Docente responsável: Maurício Cardoso

acao_entre_amigos_filme

Gênero: Drama

Ano de lançamento (Brasil): 1998

Duração: 76 min

Direção: Beto Brant

Ação entre amigos, dirigido por Beto Brant, conta a história de quatro amigos – Miguel, Paulo, Osvaldo e Elói – que em 1971 foram presos e torturados pelo regime militar. Passados 25 anos esses quatro amigos se reencontram para uma pescaria no interior do Estado de São Paulo.

Durante o trajeto da viagem, Miguel revela aos amigos que acredita ter reconhecido Corrêa, o homem que os havia torturado há 25 anos e que a viagem era, de fato, para encontrá-lo. A “aventura” vivida pelos quatro amigos que buscam reencontrar o passado intensifica-se à medida que esses se aproximam do paradeiro de Corrêa.

Ação Entre Amigos trata dos traumas ainda presentes na vida dos que passaram por momentos sombrios durante a ditadura no Brasil, estabelecendo o confronto entre passado e presente por meio de conflitos pessoais vividos por cada um dos personagens.

Trabalhando a memória da ditadura no Brasil o filme além de tratar as “lembranças” dos personagens, trata também o impacto dessa memória no presente e os traumas que geraram mudanças drásticas na individualidade de cada um dos amigos. Com final surpreendente o filme de Beto Brant evidencia à reflexão da dificuldade do confronto com um passado marcante (que se quer esquecer) e as consequências de esquecê-lo.

Através da possibilidade de vingança que os personagens possuem, o filme coloca a necessidade do debate à respeito da dos crimes cometidos durante os anos ditadura e a punição para os respectivos personagens.

Na sala de aula, Ação entre amigos é um material para gerar discussões entre os alunos e fazer com que cada um reflita sobre o período da ditadura e a importância da memória na vida de cada pessoa. É justamente essa memória que irá fazer com que o jovem de hoje construa o jovem do amanhã.