História do Brasil

5ª edição

R484h 5.ed.

imagem da capa do livro

Nascido em Sergipe, em 1860, João Batista Ribeiro de Andrade Fernandes, ou João Ribeiro, foi professor da cadeira de História Universal no Colégio Pedro II e se diplomou Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais em 1894. Como geralmente acontecia com os autores-professores daquela época, João Ribeiro escreveu seus livros didáticos enquanto atuava como catedrático no Colégio Pedro II, confirmando essa fase dos livros didáticos, em fins do século XIX, em que se valorizava a experiência no magistério para um melhor reconhecimento da obra. Contudo, seu livro “História do Brasil”, publicado pela Francisco Alves em 1900, não foi somente um marco no que diz respeito às inovações pedagógicas. Sendo reeditado até a década de 60, o que pode refletir o sucesso de sua aceitação, o livro escolar de João Ribeiro é destacado por pesquisadores como Circe Bittencourt e Arlette Gasparello pela nova interpretação que o autor fez da história brasileira, dando maior espaço às questões sociais e não camuflando os conflitos, como era usual na historiografia da época. A partir de suas viagens à Europa, João Ribeiro entrou em contato com o historicismo alemão, trazendo novas referências, e diversificando uma História dominada pela influência francesa. Portanto, o exemplo de seu livro pode servir para se ter uma visão mais detalhada da relação entre, por um lado, a historiografia acadêmica, praticada pelos pesquisadores dos mais importantes institutos científicos, e por outro lado, a produção didática, realizada pelos professores, de tal modo, que mesmo um livro escolar como o de João Ribeiro, tornou possível seu reconhecimento como um historiador inovador, que marcou seu lugar na historiografia brasileira. Além da obra já citada, João Ribeiro foi autor dos seguintes livros escolares: “História Antiga (Oriente e Grécia)”, em 1892; “História universal”, em 1918 e História da Civilização, em 1932.

Estado de Conservação
Bom

BLD (Biblioteca do livro didático)