Cartilha Sodré- Alfabetização Rápida

200 S679c

Digitalização
imagem da capa - cartilha sodre 1947

Benedicta Stahl Sodré nasceu em 17 de agosto de 1900 na região de Ribeirão Bonita, filha de imigrantes alemães. Seu pai, Alfredo José Stahl, tinha o desejo que a filha estudasse, contudo faleceu quando Benedicta tinha apenas sete anos. Coube a sua mãe, Guilhermina Catarina Elizabeth Von Landgraf Stahl, criar duas filhas. Sua formação familiar foi fortemente influenciada pelo cristianismo de vertente protestante, assim sua atuação docente no processo de alfabetização era pautado por valores e visões cristãs.

A formação da educadora ocorreu no Colégio Metodista Piracicabano, em seguida cursou o magistério pelo Instituto de Educação Sud Minucci em Piracicaba. Entre 1914 e 1918 foi professora particular da neta do presidente Prudente de Moraes. Logo depois, assumiu o cargo de professora concursada na Escola da Fazenda Água Virtuosa no interior de São Paulo. Implementou mudanças no modo como se alfabetizava, sendo reconhecida e premiada por suas ações.

Casou-se com o professor Abel de Faria Sodré tendo três filhos, seu marido faleceu em 1936 vítima de um acidente de trânsito. Em homenagem, seu primeiro livro de alfabetização foi intitulado de “Cartilha Sodré", esgotando 10.000 exemplares rapidamente. Faleceu em 1972.

Fontes:

Disponível em: http://www.saocarlos.sp.gov.br/index.php/educacao/157320-cemei-benedicta-stahl-sodre.html Acesso em 12/03/2023.

MENDES, Elieth Sodré Terence. Benedicta Stahl Sodré: mulher protestante na educação brasileira. 2008. 163 f. Dissertação (Mestrado em Religião) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008. Disponível em: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25663. Acessado em: 12/03/2023.

BLD (Biblioteca do livro didático)