leituras Infantis- escolas primárias

Não Consta

Língua e Literatura

S237l

Theobaldo Miranda Santos nasceu em 22 de junho de 1904 na cidade de Campos, RJ.  Estudou no Liceu de Humanidades e na Escola Normal, concluindo sua formação básica em 1920. Em seguida, parte para Juiz de Fora para estudar Odontologia e depois Farmácia no Colégio Metodista Eucarístico. Em 1928 voltou à cidade natal para lecionar Física, História Natural, Química e História das Civilizações, neste momento converte-se ao catolicismo por influência de seu amigo Alceu Amoroso Lima. Em 1932 publica artigos em revistas e jornais sobre temáticas educacionais atingindo seu ápice de produção de textos em 1934. Na década de 1940 assume, via concurso, a cadeira de Filosofia da Educação do Instituto de Educação do Rio de Janeiro até 1958. Aposentado, Theobaldo dedicou-se à produção de livros didáticos até seu falecimento em 1971.

O legado de Theobaldo Santos é notório na história da educação brasileira com a produção de material didático e longos anos dedicados à docência. O catolicismo é elemento fundamental em seu pensamento associando religião e ciência no ensino, isto é, defendendo um ideal renovador da pedagogia católica.

Fontes:

CALIXTO, Jaqueline de Andrade. Análise dos pressupostos teóricos presentes no manual de filosofia da educação: os grandes problemas da pedagogia moderna (1942) de Theobaldo Miranda Santos. 2016. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. Acessado em 22/03/2023

http://pensaraeducacao.com.br/pensaraeducacaoempauta/o-intelectual-theobaldo-miranda-santos-memoria-a-historia-da-educacao/ Acessado em 22/03/2023

BLD - FEUSP