João Manuel Pereira da Silva nasceu em Iguaçu, no Rio de Janeiro, em 30 de agosto de 1817 e morreu em Paris, França, em 1898. Possui uma grande obra, assumindo muitas atividades ao longo da vida, tais como: historiador, biógrafo, poeta, político e romancista. Além disso, foi membro fundador da Academia Brasileira de Letras.
Filho do comerciante português Miguel Joaquim Pereira da Silva e de Joaquina Rosa de Jesus. Sua formação é voltada à área de Direito, quando foi a Paris estudar, formando-se em 1838. Durante sua estada na Europa atuou como crítico literário do grupo Niterói. De volta ao Brasil, foi eleito a deputado em 1840, permanecendo no cenário político até 1888, além disso ocupou o senado imperial.
Sua principal obra, ao menos no campo historiográfico, intitula-se História da fundação do império brazileiro, abarcando 14 livros que tratam do período de 1808 a 1825.
Fonte
Biografia. Academia Brasileira de Letras., ano. Disponível em: <https://www.academia.org.br/academicos/j-m-pereira-da-silva/biografia>. Acesso em: 13/10/2022