Resumen de la história del Brasil

Não consta

S487r

imagem da capa do livro

Definido sucintamente por Ricardo Oriá (O Brasil Contado às Crianças - Viriato Corrêa e a Literatura Escolar Brasileira (1934-1961)) como “... membro do IHGB e professor de História do Colégio Pedro II e do Instituto de Educação do Rio de Janeiro. Publicou vários livros didáticos (Epítome de História Universal e Epítome de História do Brasil) e foi um dos primeiros autores a se preocupar com a metodologia do ensino da História (Como se ensina História, Methodologia da História, Cinema e Educação, a Escola Nova, entre outros)...” (Oriá, p. 115) Jonathas Archanjo da Silveira Serrano tornou-se uma referência básica para os historiadores no campo do ensino de História. Nascido em 1885, Serrano se destaca não somente pela boa aceitação que seus compêndios tiveram em sua época, mas também ainda é estudado hoje em dia por conta de suas preocupações pedagógicas no que diz respeito à disciplina histórica, de tal modo que suas atividades e publicações foram objeto de estudo de uma recente tese de doutorado (Freitas, Itamar. A pedagogia da historia de Jonathas Serrano para o ensino secundario brasileiro : (1913/1935). Sao Paulo : s.n, 2006.) No acervo do LEMAD, podem ser encontrados duas obras de História de Jonathas Serrano: “Resumen de la Historia del Brasil”, editado pela Imprensa Nacional em 1943, e “História do Brasil”, feito em parceria com Maria Junqueira Schmidt e Helena Saboia de Medeiros e editado pela F. Briguiet & CIA em 1931.