Noções de Historia do Brasil

L732n 6.ed.

Capa
imagem da capa do livro

No acervo do LEMAD há dois livros de autoria de Afonso Guerreiro Lima: “Noções de Historia do Brasil”, Edições Globo, 6ª edição de 1933 e “Noções de Geografia: Curso complementar”,  edição da Livraria do Globo, de 1939, ambas produzidas em Porto Alegre, sendo que essa última obra foi aprovada pelo conselho de Instrução Pública, em 1911. De  certo modo, a longa permanência de suas obras, a primeira edição de “Noções de Geografia” seria de 1911, pode indicar o possível sucesso que os livros escolares de A. G. Lima fizeram no Rio Grande do Sul. Esse autor de final do século XIX e inícios do XX, pode servir para exemplificar os primórdios da produção de livros didáticos fora dos centros de ensino de São Paulo e Rio de Janeiro. Circe Bittencourt (Livro didático e saber escolar 1810 – 1910) dedica uma parte de sua tese de doutorado às editoras nas províncias brasileiras durante a passagem do século XIX para o XX, e destaca que o Rio Grande do Sul foi a província que mais se destacou na produção de literatura escolar, com as obras alcançando um grande número de edições no início do século passado. De acordo com os dados coletados nas contracapas dos livros de A. G. Lima do acervo do laboratório, este autor ainda teria produzido os seguintes livros: “História Antiga 1º Ano Colegial”, “História Medieval e Moderna 2º ano colegial”, “História Geral para o ensino de 2º grau” e “História Contemporânea 3º ano colegial”.

BLD (Biblioteca do livro didático)