Um passeio pela história do Brasil

2ª edição

891 L142u 2.ed.

imagem da capa do livro

De acordo com o portal da Academia Brasileira de Letras (http://www.academia.org.br), Américo Jacobina Lacombe nasceu no Rio de Janeiro no ano de 1909, passando a maior parte de sua carreira, de 1939 à 1993,  atuando junto a Casa de Rui Barbosa, primeiramente como diretor, e depois como presidente dessa instituição. Bacharel, em 1931, pela Faculdade de Direito do Rio de Janeiro, Lacombe não exerceu a profissão de advogado. Envolveu-se com a política, sendo que entre 1931 a 1939, exerceu o cargo de Secretário do Conselho Nacional de Educação. Contudo, os serviços públicos não o impediram de trabalhar como professor, sendo que Lacombe lecionou em diversos colégios do Rio de Janeiro, atuando como professor de História do Brasil na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 1941, e como professor de História do ensino de História no Instituto Rio Branco (Itamarati) em 1951. Ligado a diversas instituições científicas e literárias, entre elas a Academia Brasileira de Letras, quinto ocupante da cadeira 19, e o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, recebendo os títulos de Grande Benemérito e Presidente do Instituto, Lacombe é um exemplo da continuidade dos autores de livros didáticos com vasta e diversificada atuação, não somente no campo estrito da educação, mas como intelectuais ligados a cargos públicos, dirigindo instituições literárias e produzindo livros dos mais variados assuntos e gêneros. No LEMAD, podem ser encontradas duas obras didáticas da autoria de Américo Jacobina Lacombe: “Um passeio pela História do Brasil”, editado pela Organizações Simões em 1951, e um outro livro mais recente, “História do Brasil”, editado pela Companhia Editora Nacional em 1979.

BLD (Biblioteca do livro didático)