Elementos de História do Brazil de acordo com os programas de suficiencia ás escolas normaes e gynasios

L.L.

Typ. Da Casa Ideal

1916

Não consta

981 L791e

imagem da capa do livro

Apenas com a abreviatura L. L. como autoria do livro “Elementos de História do Brazil, de acordo com os programas de suficiencia ás escolas normaes e gynasios”, publicado pela Tipografia da Casa Ideal, em 1916, tendo a cidade de Campinas como local de produção, este livro de História serve para exemplificar a existência, num período inicial da história do livro didático brasileiro, das produções didáticas regionais, ou seja, longe dos principais institutos de ensino do Rio de Janeiro, e em São Paulo,  esta última por conta da instalação da Faculdade de Direito. De acordo com Circe Bittencourt (Livro didático e saber escolar 1810 – 1910), a produção didática regional de menor porte sempre teve um papel ativo e regular na criação de obras escolares para a aprendizagem da leitura e escrita, contudo, nos centros do centro-sul do país, cada vez mais essas pequenas tipografias viam-se pressionadas pela afirmação das grandes editoras, confirmando a passagem da “fase artesanal do livro para a era industrial” (BITTENCOURT, 2008, p. 80).

Estado de Conservação
Bom

BLD (Biblioteca do livro didático)