História do Brasil: desde a chegada da real família de Bragança, em 1808, até a abdicação do imperador D. Pedro I, em 1831

Armitage

João

J. Villeneuve

Não consta

Local de edição

Rio de Janeiro

A732h

imagem da capa do livro

Nascido em Failsworth, Inglaterra, em 1807, John Armitage, aos 21 anos, empregou-se na casa Philips, Wood & Cia, que o enviou ao Brasil. Neste país, o comerciante publicou um único livro denominado “História do Brazil”, em 1837, pela Editora J. Villeneuve. Sua obra abarca o período entre 1820 a 1831, ou seja, ano da abdicação de D. Pedro I. É válido ressaltar que Armitage, embora sua trajetória pessoal fosse ligada ao comércio, jamais produziu relatos de viagem. Contudo, escreveu um livro que, em seu entendimento, era de História.
Regressou ao Reino Unido no mesmo ano da publicação de seu livro e morreu em Manchester em 1856.  A edição de 1837 é a única versão que traz o conteúdo traduzido na íntegra do inglês, podendo ser consultado no LEMAD (Laboratório de Ensino e Material Didático) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Outras boas opções de publicação podem ser encontradas na editora Itatiaia e Edusp de 1981. Mais informações sobre Armitage estão disponíveis nos trabalhos da pesquisadora Flávia Florentino Varella.
Fontes:
VARELLA, Flávia Florentino. Da impossibilidade de aprender com o passado: sentimento, comércio e escrita da história na História do Brasil de John Armitage. Tese (Mestrado em História Social) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2011.
https://livraria.senado.leg.br/historia-do-brasil-joao-armitage-vol-142 <acessado em 30/09/2022>
Anpuh Brasil. Escrevendo o Brasil | John Armitage  por Flávia Varella. Youtube, 21/06/22. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=iS6WIyxkiaA. Acesso em: 05/10/22.