Resumo da Historia do Brazil para uso das escolas primarias brazileiras

Não consta

A543r

imagem da capa do livro

Trazendo uma notável inovação dentro de uma sociedade ainda muito marcada pela discriminação por gênero, em que, se por um lado havia espaço para a mulher nas atividades de ensino na sala de aula, contudo, a rigorosa divisão de funções “intelectuais”, como a autoria de livros didáticos, ainda estava dominada pelo gênero masculino, Maria Guilhermina Loureiro de Andrade rompe com essa situação, ao ser autora de um livro didático de História em inícios do século XX. De acordo com Circe Bittencourt: “Maria Guilhermina foi professora do Colégio Aquino do Rio de Janeiro depois de ter sido graduada pela Normal School de New York. Na República, tornou-se mais conhecida pela sua atuação na escola-modelo junto à Escola Normal de São Paulo, após a reforma educacional de Rangel Pestana e Caetano de Campos em 1890” (Livro didático e saber escolar 1810 – 1910, p. 145). No LEMAD, encontram-se duas edições diferentes de seu livro “Resumo da Historia do Brazil para uso das escolas primarias brazileiras”, uma publicada pela Ginn & Company, com 277 páginas, em que não consta a data, e outra publicada pela Typografia Siqueira em 1928, com 308 páginas.

BLD (Biblioteca do livro didático)