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Uma Abordagem Histórica da Ditadura Militar Através de Documentos

Universidade de São Paulo

Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas

Departamento de História

Ensino de História: Teoria e Prática

Lucas Gallo Otto (número USP: 7618609) Sequência Didática: uma abordagem histórica da Ditadura

Militar através de documentos

Docente: Profa. Dra. Antonia Terra

São Paulo

2014

 

 

 

1-) Introdução

 

As atividades propostas abaixo podem ser aplicadas em conjunto, ou a partir da seleção pelo docente de uma das quatro situações de ensino com o uso de fontes históricas propostas a seguir.

A série recomendada para a aplicação desta sequência é o 3a ano do Ensino Médio, porém tanto o conjunto das atividades quanto cada uma delas é passível de ser utilizada em qualquer série do Ensino Básico, desde que atrelada ao conteúdo que está sendo ensinado. A duração máxima do conjunto de atividades aqui proposto é de seis aulas.

 

O(s) uso(s) de documentos de arquivo na sala de aula

Arquivo Público do Estado de São Paulo
Núcleo de Ação Educativa
Oficina Pedagógica: O(s) uso(s) de documentos de arquivo na sala de aula
Graduando: Eneas Sicchierolli Neto (Universidade de São Paulo – FFLCH-USP)

 

1. Tema: As décadas finais de vigência da escravidão no Brasil (século XIX) e o processo que levou a emancipação da população escravizada.

2. Título: A conquista do fim da escravidão no Brasil: as formas de resistência da população negra escravizada e o movimento abolicionista e parlamentar.

3. Justificativa:

     Discute-se hoje em dia a importância de a educação brasileira incorporar temáticas relativas à História da África e da Cultura Afro-Brasileira nos currículos escolares. Esse foi, justamente, o objetivo da Lei 10.639/03, sancionada pelo ex-presidente Lula em 2003. Mesmo assuntos tidos como “clássicos” do currículo escolar do ensino de história como a temática da escravidão e do processo de abolição da escravatura no Brasil costumam ser marginalizados ou tratados de forma inadequada e superficial, com se não guardassem nenhuma relação com o presente tanto nos materiais didáticos disponíveis quanto pelos professores em sala de aula.

 

Documentos Para História Indígena

• Aluno (a): Fernando Zemann

Docente responsável: Antonia Terra Calazan Fernandes
•Disciplina USP: Disciplina USP: Ensino de História: Teoria e Prática

 

 

Atividade 1

 

 

aldeia Kraho

Documento: caso de um Processo Criminal de 1881

Docente responsável: Maurício Cardoso
Aluno (a): Laerte Matias Fernandes, Thiago Alves de Oliveira, Conrado Barbosa Silva, Denis Anderson Costa, Ícaro dos Santos Mello, Fabio de Souza Jorge, Angélica Brito Silva e Thassia Ferreira Ramos
 

 

Abaixo vocês terão a oportunidade de conhecer um texto que faz parte de um processo criminal que foi analisado por diversos autores da historiografia brasileira. É interessante notar nas entrelinhas do presente documento o dia a dia do interior de São Paulo em fins do século XIX. Em seguida há uma breve análise do mesmo.

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