Construção da memória

construcao-da-memoria

Livro: Mortos e desaparecido políticos: reparação ou impunidade

 

 

00251g

 

 

Autor: Janaína Teles Editora (São Paulo): Humanitas FFLCH/USP, 2001 Elaborado a partir da transcrição dos debates no seminário do mesmo nome, realizado em abril de 1997 na USP. O livro aborda as contradições do processo de implementação da Lei dos Desaparecidos e seus desdobramentos, reunindo artigos que contribuem para a reflexão sobre os mistérios de nossa história recente. Aqui apresentamos comentário de três artigos que compõe o livro e que nos serve para trabalhar a questão da Construção da Memória durante o período da ditadura militar no Brasil.

Artigo: João Goulart e a crise de 1964 no traço da caricatura

O_golpe_e_a_ditadura_militar_livro

 

Autor: Rodrigo Patto Sá Motta

In: REIS, Daniel Aarão, RIDENTI, Marcelo e MOTTA, Rodrigo Patto Sá; O golpe e a ditadura militar: quarenta anos depois (1964-2004) Editora (Bauru): EDUSC, 2004

 

Este texto revela um importante traço da posição política e da construção de memória que é a caricatura. Assim, Rodrigo Patto Sá Motta aborda principalmente a perspectiva de humor enquanto crítica, e pontualmente com João Goulart, presidente deposto pelo golpe de 1964.

Filme: Lucia e as coisas

Aluno (a): Alessandro Mildo Gonçalves Ferreira, Fransergio Perini de Oliveira, Nádia Mangolini, Mayara Miranda e Rafael Vaz de Souza.
Docente responsável: Maurício Cardoso

 

 

 

Ficha Técnica

 

Título Original: Lucia y las Cosas

Gênero: Curta-metragem

Ano de lançamento (Argentina): 2007

Duração: 15 min

Direção: Paula Abramovich Gullco/Andrés Riva

 

O curta-metragem dirigido por Paula Abramovich Gullco e Andrés Riva mostra o cotidiano de Ana, uma das muitas mães que tiveram suas filhas recém-nascidas sequestradas pelo governo militar na Argentina, nas décadas de 70 e 80.

O curta-metragem possui como linha narrativa as situações que acontecem no dia-a-dia de Ana e a partir desses retratos cotidianos, o espectador montar o todo da vida da protagonista.

Filme: Morango e Chocolate

Aluno (a): Alessandro Mildo Gonçalves Ferreira, Fransergio Perini de Oliveira, Nádia Mangolini, Mayara Miranda e Rafael Vaz de Souza.
Docente responsável: Maurício Cardoso

 

morango_chocolate_filme

 

Ficha Técnica

 

Título Original: Fresa y Chocolate

Gênero: Drama

Ano de lançamento (Cuba): 1994

Duração: 105 min

Direção: Tomás Gutiérres Alea/Juan Carlos Tabió

 

Dirigido por Tomás Gutiérres Alea e Juan Carlos Tabió , Morango e Chocolate é um filme cubano, baseado no conto El bosque, el lobo y el hombre nuevo, do roteirista Senal Paz, que nos remete à Havana de 1979, apresentando uma Cuba repleta de contradições em sua realidade econômica, política, social e cultural.

Divulgar conteúdo