Propostas de Sequências Didáticas

Apresentação

O presente projeto propõe a criação de um website de produção colaborativa de conteúdo pedagógico e didático, visando criar uma interface entre a produção acadêmica de graduação em História da FFLCH-USP com a sociedade.

O público privilegiado do site são professores (principalmente da rede pública), que terão à disposição um repositório de documentos históricos – nos mais variados suportes e das mais variadas naturezas – bem como propostas de abordagens didáticas com esses materiais, para uso no ambiente escolar.

A construção de uma mídia desse tipo justifica-se a partir da possibilidade de: maior democratização na divulgação da produção docente e discente da universidade para as escolas; socializar novas formas de conceber e transmitir o saber histórico; acompanhar a tendência de que os suportes digitais e a web se tornam a principal mídia para publicação de quaisquer conteúdos educacionais e culturais; e incentivo à inclusão digital.

Nessa perspectiva, o projeto tem como principais objetivos: ampliar formas de acesso ao conhecimento produzido na universidade; criar um canal de diálogo entre pesquisadores, graduandos e educadores da rede pública; criar alternativas ao conteúdo didático existente no mercado editorial.

A metodologia de desenvolvimento do projeto sustenta-se no conceito de produção colaborativa, herdado do mundo da cultura digital (cibercultura) e do software-livre. A partir de uma plataforma de edição online, os estudantes envolvidos nas atividades das disciplinas de ensino de história, do Departamento de História da FFLCH, irão disponibilizar seus trabalhos na forma de artigos publicados no site, sob a orientação de uma equipe que coordenará oficinas digitais de edição multimídia.

História de São Paulo

Título
9 de julho de 1917 O dia em que São Paulo parou. (Dependendo do ponto de vista)
ALÉM DA INDUSTRIALIZAÇÃO
Avenida São João ontem e hoje, um olhar fotográfico (1935-37/ 2010)
Centro de São Paulo - Roteiro de visita
Centro de São Paulo: Roteiro de visita
Chuvas e enchentes em São Paulo
Como podemos trabalhar com a nossa história de vida numa sala de aula? Algumas considerações sobre história oral, local, e fontes visuais
DITADURA: MULHERES EM AÇÃO
Fotografia como documento – Problemas da cidade de São Paulo
História de São Paulo
História de São Paulo: A convivência entre o passado e o presente no bairro de Perdizes
História de São Paulo: Av. Celso Garcia
História de São Paulo: Butantã
História de São Paulo: Ladeira Porto Geral
História de São Paulo: O Jardim da Saúde
História de São Paulo: Represa de Guarapiranga
História de São Paulo: Vila Maria Zélia
História indígena - São Paulo
JARDIM DA SAÚDE, VILA SANTO ESTÉFANO, ÁGUA FUNDA... MUITOS BAIRROS UMA HISTÓRIA.
Memorial do Imigrante
O (esquecido) protagonismo de Carolina de Jesus numa São Paulo miserável
O avesso da Metrópole: Espacialidade e resistência das classes populares na Várzea do Carmo
O crescimento do cinema na cidade de São Paulo. Salas do Centro x Salas de Bairro
Os índios na cidade de São Paulo: passado e presente.
PARADA GAY: A INTOLERÂNCIA, O DESAFIO PEDAGÓGICO, A SUA IMPORTÂNCIA NA CIDADE DE SÃO PAULO
Pompéia no Tempo: ontem e hoje no bairro
Residência de quem e para quem?
Sequência Didática: A história da cidade de São Paulo através do Rio Tietê
Sequência Didática: A história da cidade de São Paulo através do Rio Tietê
Trabalho sobre a História da Cidade de São Paulo:Uma nova abordagem
Uma análise das formas de socialização entre adolescentes na Vila Cruzeiro na segunda metade da década de 1970 e de 1980 – Sugestões didáticas
Uma cidade se faz no tempo – Fotos do álbum “A Cidade da Ligth"
Vida e espírito urbano em Jundiaí
‘‘O CRESCIMENTO URBANO-INDUSTRIAL DO BAIRRO DA VILA PRUDENTE ATRAVÉS DOS CLUBES DESPORTIVOS LOCAIS’’

Diversos Temas

Título
A educação anarquista no Brasil
A GREVE DE 1917, CONTANDO A HISTÓRIA DE SÃO PAULO
A história de mulheres negras brasileiras na sala de aula, ressignificando nossa história
A MÚSICA É A ARMA
Holocausto ­ o resgate de histórias e memórias escondidas
A comunidade brasileira no Benim e a construção de identidades culturais no mundo atlântico
A construção do livro didático no Brasil: uso e transformações
A ditadura e a questão agrária: O Estatuto da Terra e as lutas no campo.
A ditadura em agonia: As greves operárias do ABC de 1979
A Ditadura Militar como exemplo de uma história que ainda permanece
A DITADURA NA MODA
A Educação no Brasil nos Séculos XX e XVI
A ESCOLA ANARQUISTA
A evolução da escolaridade feminina brasileira no estudo de diversas fontes - século XIX ao XXI
A EXPERIÊNCIA DE ANGICOS (1963-1964) (Uma iniciativa pioneira no Nordeste brasileiro)
A imprensa na ditadura militar: atuação da grande imprensa comercial e da imprensa de resistência e desconstrução de mitos homogeneizantes
A imprensa negra através do jornal A Voz da Raça: uma São Paulo de negros para negros
A leitura na era digital: da carta ao Facebook
A leitura na era digital: da carta ao Facebook
A População de Rua em São Paulo: espaço, direito e cidadania
A Revolta dos Malês, em Salvador da Bahia (1835).
A temática indígena na sala de aula – Visões da alteridade através de gravuras e crônicas dos viajantes
A Vida é Diferente da Ponte Pra Cá?
AFRICANOS LIVRES EM SÃO PAULO NOS OITOCENTOS: experiências históricas singulares na sala de aula
Análise de documentos de época como atividade complementar ao Ensino de História Indígena
Arqueólogos acham objetos do século 19 na cracolândia
As Aldeias Tekoa Pyau e Tekoa Ytu , resistência guarani na cidade de São Paulo
As linguagens das fontes históricas: o trabalho com fontes orais no estudo das brincadeiras dos pais e avós dos alunos do 5º ano
As resistências das mulheres negras ao regime do Apartheid na África do Sul.
Cinema e História: O uso de filmes nas aulas de História
COMPARAÇÃO ENTRE AS INCONFIDÊNCIAS MINEIRA E BAIANA
Conflitos em torno da demarcação de terras no Brasil.
Contribuição da Arqueologia e da Etno-história enquanto suporte para o ensino de História
Descobrindo a história em nosso cotidiano (do encanto/consumo à consciência histórica)
Discutir e problematizar a relação da escola com o aluno, levando em conta sua função social
Ditadura Militar 1964 – O Plano, Resistências, Memórias e Legados
Ditadura Militar no Brasil: Repressão e Resistência.
Ditadura- repressão, noções de democracia, tortura, linguagem midiática, relação passado- presente.
Ditaduras Latino-americanas - Ditadura, História e Memória
DO VERMELHO AO NEGRO Uma sequência didática em três atos
ECOS DA DITADURA MILITAR NO SÉCULO XXI
EDUCAR PARA PRESERVAR O PATRIMÔNIO PALEONTOLÓGICO DE MARÍLIA E REGIÃO
Ensino de História da África – A Graphic Novel: Sundiata, O Leão de Mali
Escola Normal de São Paulo - 1846 (Um pioneirismo na educação da Cidade de São Paulo)
Escravidão no Século XIX
Fotografia e Música retratando São Paulo
Fotografia e Música retratando São Paulo
FUTEBOL E GEOPOLÍTICA GUERRA DA BÓSNIA: GENOCÍDIO E RESISTÊNCIA
Galileu, Brecht e a utopia de liberdade
História dos africanos no Brasil
História dos Estados Unidos em guerra, através dos quadrinhos.
História e Futebol e do Futebol
História Indígena
Holocausto e Representação do Passado
II Guerra Mundial: propaganda audiovisual sobre a guerra no Pacífico
Imagens do feminino: representações da mulher na propaganda durante e após a Segunda Guerra Mundial
Imagens não canônicas
Imigração em São Paulo – uma abordagem humanizada e contemporânea
Importância dos Mares para a civilização Grega Antiga
Imprensas alternativa, clandestina e no exílio (e outros meios de divulgação) durante a ditadura militar (1964-1985)
Indígenas
Memória e Movimentos Negros: A Cidade de São Paulo através das resistências
Moradia - vida nas favelas
Moradia nas grandes cidades.
música e letra de “Para Lennon e McCartney”
Nacionalismo de Vargas e a política da boa vizinhança
Nazismo
NAZISMO E PRECONCEITO
Nazismo, fascismo e Segunda Guerra Mundial
O Descarte de lixo em São Paulo
O descobrimento do Brasil sob o ponto de vista indígena
O desigual acesso da população negra à educação: uma realidade a ser entendida e superada
O ensino de história e o vestibular
O funcionamento de Auschwitz e a responsabilidade dos envolvidos
O humor como forma de protesto: a importância das charges na imprensa brasileira.
O PROTAGONISMO INDÍGENA NA LUTA POR DIREITOS NO BRASIL
O samba
O Transporte público no Ensino de História
O USO DE DOCUMENTOS NAS QUESTÕES DO VESTIBULAR Seqüência Didática
O(s) uso(s) de documentos de arquivo na sala de aula
Ocupações e resistências das mulheres negras na São Paulo do século XIX: Várzea do Carmo e Largo do Rosário
Olhares sobre a escravidão e o escravo no Brasil do 2º Reinado
OS DOIS LADOS DE UMA REALIDADE
Os Indígenas e os Bandeirantes Reescrevendo a história convencional
OS INDÍGENAS NO SÉCULO XXI
Os índios através da fotografia: do exotismo à tentativa de integração nacional
Os primeiros contatos dos africanos com os europeus
Para ouvir a loucura: o silêncio e a manipulação na Ditadura Militar (1964 – 1985)
Plano de aula A representação do impacto sociopolítico da Copa do Mundo de 1970 no jornal O Pasquim e a revista Veja na Ditadura Militar brasileira
Plano de aula Ensino Fundamental
Políticas de Estado na Segunda Guerra Mundial e as Construções de Discursos
Povos Indígenas em São Paulo
Presença, Permanência e Resistência Negra no Brasil, perante a marginalia social.
Projeto de construção de uma linha do tempo da história da escola
Propostas de Sequências Didáticas:
Protagonismo Negro na Luta pela escolarização e a busca de novas narrativas nos séculos XX e XXl
Quilombos
Regime Militar: batalha pela revolução.
Roteiro de Visita – Escola Rural do Butantan
Roteiro de Visita – Escola Rural do Butantan
SEGREGAÇÕES NÃO INSTITUCIONALIZADAS
Segunda guerra mundial
Sequência didática Fanzine
Sequência Didáticas Paulistanas
Simón Bolívar e a figura do herói
SITES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA
TEMPO, TEMPO, TEMPO...
Tietê, o rio teimoso de São Paulo
Trabalho comparativo entre História, Futebol e Violência.
Trabalho final: produção de sequência didática
uma abordagem histórica da Ditadura Militar através de documentos
Uma história para os moradores do bairro de Taipas: Autoconstrução, associação e sobre o futuro
Várzea do Carmo: transformações no espaço e no cotidiano da região
Violência policial na ditadura militar: formação e herança, até os dias de hoje, de um modelo de segurança pública baseado no controle social e no autoritarismo.
Visões de São Paulo colonial na trajetória de Thebas, o arquiteto (1721-1811)
“ João Goularte e o Golpe de 1964”