Mulheres Como Produtoras de Arte Visual no Século XX

Docente: Antonia Terra Calazans Fernandes
Aluna: Milena Maria de Sá Silva nºUSP: 8030082 Período: Noturno

Sequência didática 1 As mulheres como produtoras de arte visual no século XX

Análise de obras de arte visual no ensino de História

Objetivos
A sequência de atividades a seguir tem o intuito de trazer visibilidade para a produção de arte visual pelas mulheres ao longo do século XX, uma vez que o meio artístico sempre foi brutalmente excludente das mulheres como agentes ativas no processo de criação das suas obras.

Espera-se que os alunos tomem conhecimento desses fatos e percebam a participação ativa das mulheres ao longo do período. Também é esperado que os alunos se respeitem nas discussões, que pensem e se expressem criticamente, que aprendam a analisar imagens e por fim que tragam contribuições, sendo assim ativos na construção do conhecimento acerca do tema.

Alunos dos três anos do Ensino Médio

Conteúdos trabalhados
História da Arte, História das Mulheres, Agência Histórica (Protagonismo), Diversidade.

A Ditadura Militar vista através de uma abordagem interdisciplinar: intrínseca relação entre a existência e a violência

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO USP

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

A Ditadura Militar vista através de uma abordagem interdisciplinar: A intrínseca relação entre a existência e a violência.

Rafael Ferreira de Campos

Nº USP: 8030440

Ensino de História: Teoria e Prática
VESPERTINO

Antônia Terra

SÃO PAULO

TEMA:

História de São Paulo: Av. Celso Garcia

• Aluno (a): Alessandra Oliveira Soares
• Disciplina USP: FLH0421-01
• Docente responsável: Antonia Terra Calazans Fernandes

Trabalhar história local, especificamente a história da Avenida Celso Garcia, notando as transformações, bem como trabalhando as noções de patrimônio e temporalidade.

Finalidade

Visa uma interação entre professor e alunos, na qual o aluno, além de receber informações sobre a história da avenida, deve participar da visibilidade das transformações ocorridas, desenvolvendo reflexões sobre o assunto.