Kits Didáticos

Os materiais didáticos disponibilizados nessa sessão foram elaborados por graduandos de História da FFLCH-USP, como resultado do projeto Kits Didáticos: Uso de Documentos Históricos no Ensino (através do Projeto de Bolsas Unificadas – PUB/USP). São compostos de documentos históricos de diversas tipologias (cartas, pinturas, jornais, imagens, mapas, entre outros); um texto de orientação e contextualização direcionado ao professor; e uma sugestão de questões a serem trabalhadas com os alunos. Não há uma idade escolar específica para as atividades, as quais podem ser adaptadas e flexibilizadas para todo o tipo de aluno.

Nos Kits, além das especificidades dos documentos, existe a preocupação de que os alunos, através da leitura e análise de documentos, possam estudar determinada problemática histórica. Assim, trata-se de um conjunto de fontes escolhidas e relacionadas entre si a partir de uma questão norteadora, a qual pode estar concentrada em um tempo determinado, ou pode ser de longa duração. Nos kits, os leitores/estudantes encontram informações que provocam reflexões, a partir de dúvidas, contradições, semelhanças e diferenças, e/ou permanências e mudanças no tempo, mas que, no conjunto, tendem a favorecer o entendimento de contextos históricos.

O Lemad disponibiliza o material tanto virtualmente para download no site, quanto na forma concreta, a ser alugado no próprio laboratório. Se você utilizou algum dos kits, compartilhe sua experiência conosco, enviando o seu relato para lemadmonitoria@gmail.com ou lemad.dh@gmail.com. Sua devolutiva pode nos ajudar a pensar novos materiais e melhorar o projeto.

AnexoTamanho
Apresentação do Projeto Kits Didáticos - Uso de Documentos Históricos no Ensino.pdf151.23 KB
Kit Didático Quitandeiras.pdf1.41 MB
Kit Didático Racismo.pdf1.19 MB