Discutir e problematizar a relação da escola com o aluno, levando em conta sua função social

+Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Departamento de História – Escola no Mundo Contemporâneo

Prof. Antônia Terra Calazans Fernandes – Vespertino

Lígia Nascimento Bicalho – Nº USP: 8980902

Sequência Didática

Tema: Discutir e problematizar a relação da escola com o aluno, levando em conta sua função social.

Ano/Série: 9º Ano do Ensino Fundamental 2.

Justificativa: A sequência didática aqui proposta parte da noção de que a maioria dos alunos que atualmente frequentam a escola não ingressou este meio por escolha própria. Levando em conta que praticamente a totalidade vai à escola desde criança por decisão dos pais, cabe discutir qual relação eles desenvolvem com o ambiente escolar.

Já maiores e com uma maior consciência de si mesmos perante a sociedade, o aluno de 9º ano encontra-se inserido em uma rotina desde muito novo, que para ele naturaliza-se. É importante no curso questionar tal naturalização, perguntando por que toda criança e jovem deve frequentar a escola diariamente nos dias atuais.

A partir da problematização, é possível aos alunos uma melhor articulação sobre sua visão do por que estão na escola. Sentem que estão lá só por serem obrigados, ou reconhecem importância na educação em seu desenvolvimento na sociedade atual?

Em um momento em que estão prestes a ingressar uma nova etapa escolar no Ensino Médio, pretende-se articular melhor o papel imposto à escola atualmente e como o aluno se relacionará a partir disso. Para tal, cabe estudar um pouco da história escolar, formando opiniões a partir de comparações. Como articulava-se a escola no passado, e como a relação deste espaço com o aluno sofreu alterações? A partir desta percepção considerar o que melhorou e o que ainda têm por melhorar, problematizando a estrutura escolar vivida pelos alunos. Será que tem uma finalidade específica?

 

Objetivos:

  • Instigar alunos a questionarem seu cotidiano na escola como algo naturalizado

  • Averiguar porque cada aluno frequenta a escola, pensam sobre o assunto?

  • Averiguar se alunos vêm importância na educação

  • Refletir relação entre passado e presente na educação

  • Comparar diferentes momentos da escola para melhor compreender o presente

  • Trabalhar com memórias de outras gerações como ferramenta de estudo

  • A partir de comparações refletir o modelo escolar vigente

  • Problematizar o modelo escolar vigente e analisar seu objetivo

  • Questionar o ingresso no Ensino Médio

Tempo Previsto: 4 aulas de 1 hora

 

Desenvolvimento e Conteúdo das Atividades

Dinâmica de Trabalho: As aulas terão três tipos de dinâmica. O assunto será inicialmente abordado com a formação regular de sala de aula, permitindo que os alunos falem conforme tenham vontade, iniciando a familiarização com o assunto. Após maior entendimento da questão, as aulas se organizarão em grupos de 6 pessoas, quando os alunos trocarão as memórias coletadas entre si e, posteriormente, com toda a turma para aprimorarem suas ideias e compará-las com as das aulas anteriores. Por fim, a sala se organizará em uma única roda, onde cada aluno apresentará sua opinião, acarretando em uma discussão coletiva.

Aula 1: Introdução ao assunto

1º momento: explicar aos alunos que discutiremos a posição da escola socialmente, sem falar muitas coisas para evitar condicionamento da reflexão

2º momento: leitura individual de um extrato do livro Cazuza, de Viriato Corrêa (Texto em anexo ao fim do trabalho)

3º momento: discutir sobre o texto, quem quiser falar sobre suas impressões. Discutir como o relato aproxima-se ou distancia-se da realidade. Direcionar perguntas de necessário: Qual a relação do aluno com a escola? Qual a relação com o professor e qual sua função? Como a escola era vista pelo resto da sociedade?

4º momento: Direcionando a discussão, alunos são convidados, aproximando-se do relato lido, a contar quando ingressaram na escola. Quais eram as expectativas? Gostavam da ideia? Como encaravam a escola? Recreio e sala de aula eram zonas distintas, ou ambas compunham a escola? Comparando essa memória com o presente, como o aluno sente que encara a escola? Se mudou, tentar explicar por que.

Lição de casa: entrevistar pais e avós, ou quaisquer pessoas de duas gerações diferentes, sobre suas relações com a escola

Questionário:

  1. Ficha básica: nome, gênero, idade, ano de nascimento, local de nascimento

  2. Frequentou a escola? Se sim, em quais anos e locais

  3. Por que começou a ir à escola?

  4. Lembra do sentimento antes do ingresso?

  5. Que relação tinha com o colégio, gostava de ir ou não?

  6. Como era sua relação com o professor, qual você acha que era a função do dele?

  7. Usava uniforme? Se sim, como ele era?

  8. Para você, qual foi a função da escola em sua vida?

Aula 2: Comparar diferentes tempos

1º momento: Relembrar fim da última aula, como a turma encarou o ingresso à escola. Entrega de imagens

2º momento: Formar grupos de 6 pessoas para apresentar as entrevistas e discutir pontos em comum e divergências. Discutir a visão que eles têm da escola que frequentam e comparar com as entrevistas e com as imagens entregues. Chamar atenção para comparações entre expectativas antes do ingresso, a função da escola em sua vida, objetivo e relação com o professor, uniforme e disposição das cadeiras (qual a função e significado)

3º momento: Apresentação dos grupos. Sintetizar com todos que visão os alunos têm da escola atual e como diferencia-se do que escutaram de outras gerações. Se houver mudanças, qual estilo preferem e por que.

4º momento: Perguntar por que eles frequentam a escola atualmente? São os mesmos motivos dos entrevistados?

Lição de casa: Escrever em uma folha qual a função da escola na vida do aluno, se acha a escola importante em sua vida e por que. Considera ser a mesma relação com a escola que outras gerações? Justificar a resposta.

 

Imagens entregues para o 2º momento:

(Escola Caetano de Campos, São Paulo, 1901)

 

(Jardim Escola de São Paulo, São Paulo, 1965)

 

 

Aula 3: Discutir objetivo da escola.

1º momento: Relembrar conceitos comuns elaborados pela turma na aula anterior sobre a escola em diferentes gerações.

2º momento: Com a classe formando uma única roda, que cada aluno fale sobre sua lição de casa. Qual a importância da escola em sua vida, tanto social, como profissionalmente? Instigar alunos a aprofundarem-se, não manter-se em respostas genéricas: Onde conheceu a maioria de pessoas que compõe sua vida? Como sente que seus gostos foram direcionados, a escola influenciou? Que costumes você sente que não foram impostos por seus pais/tutores e adquiriram na escola? Sentem que foram educados/disciplinados pela escola?

3º momento: Organizar um debate sobre qual a função da escola na sociedade. Que cada um apresente uma proposta justificando-a com argumentos. Instigar alunos a pensarem o que os pais esperavam colocando-os nesta determinada escola? Acham que está se cumprindo o objetivo? Porque atualmente espera-se que toda criança estude? Qual a importância do ensino para o funcionamento da sociedade?

4º momento: Com as diferentes finalidades apresentadas pelos alunos, há um consenso sobre uma, ou algumas? Na opinião do aluno, qual destas finalidades a escola está de fato cumprindo em sua vida? A escola influencia o aluno da forma que a sociedade espera que influencie?

Aula 4: Balanço e conclusão.

1º momento: Relembrar discussão das aulas anteriores em um único círculo. Acham que a expectativa criada antes da escola realizou-se após o ingresso? A expectativa correspondia à finalidade que concluíram ter a escola?

2º momento: Considerando os diferentes objetivos da escola propostos na aula anterior e a as entrevistas de outras gerações, alunos discutirão se o objetivo da escola mudou com o tempo. Levar em conta função social, estrutura escolar e de aulas. Tendo mais clareza do objetivo da escola, discutir brevemente o que acham que deveria mudar e por que.

3º momento: Individualmente, cada aluno deve usar o restante do tempo para redigir um texto, entregue ao final da aula ou no dia seguinte se necessário, que responda ao enunciado:

Redija agora uma reflexão própria, considerando os aspectos vistos durante as aulas e os questionamentos levantados. Responda qual relação você possui com a escola. Problematize-a, levando em consideração a, ou as, funções sociais esperadas da escola, justificando suas opiniões e posicionamentos. Por fim, proponha, se quiser, alterações que julga necessárias no sistema educacional para otimizar tal relação, incluindo expectativas de diferenças que encontrará no Ensino Médio.

Notas:

Imagem 1. https://sampahistorica.wordpress.com/page/27/

Imagem 2. http://zisomense.blogspot.com.br/2011/04/como-estava-o-mundo-quando-voce-nasceu.html

CORRÊA, Viriato. Cazuza, São Paulo: Editora Nacional, 26ª. Ed., 1978, p. 27-37.

 

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