Fotografia e Música retratando São Paulo

Universidade de São Paulo
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Departamento de História
Uma História da cidade de São Paulo
Prof. Antônia Terra
2º Semestre de 2013
Sequência didática
“Fotografia e Música retratando São Paulo”
José Luiz Ferreira Neto
Nº USP: 8577012
 
 
 

Tema: Fotografia e Música retratando São Paulo.

 

Justificativa: A fotografia ajudou de forma fundamental o trabalho do historiador. Ela surge como uma revolução. Poder guardar a imagem de uma época é uma janela incrível que se abriu no século XIX. Mais do que isso, ela é uma fonte de expressão, assim como a música, já que há, em ambas, o autor, o porquê ele a está fazendo e o contexto inserido.

A cidade de São Paulo foi musa de vários artistas, que retrataram-na das mais variadas formas. Exerceremos, então, um trabalho de reflexão e comparação entre estas duas artes: Música e Fotografia.

Objetivo: Discutir e debater, com alunos do ensino fundamental e médio, as diversas formas que São Paulo foi retratada. Compará-las entre si e estabelecer as semelhanças e diferenças entre ambas. O objetivo principal é transmitir as visões dos artistas para os alunos pelo viés fotográfico e musical, distanciando-se parcialmente dos métodos mais ortodoxos e não tão eficazes de ensino. A aula certamente será rica em interpretações, dinâmica.

 

Dinâmica da aula: A turma será dividida em grupos, o que possibilitará uma maior reflexão e discussão dos temas. Recomendo o uso de um aparelho de som e se possível um Datashow, ou algum outro instrumento que possa mostrar as fotografias de forma clara para que todos os alunos possam ver. O curso será dividido em três sessões, também divididas, que poderão abranger a quantidade de aulas de acordo com as possibilidades.

 

 

1ª SESSÃO – Fotógrafos que retrataram São Paulo

 

Esta sessão será dividida em 3 blocos para que grande parte dos temas relacionados às fotografias sejam abordados. É necessário que as fotos sejam mostradas de maneira clara.

1º bloco – Foto 1

 

 

Desconhecido - Ponte Octávio Frias de Oliveira, 2013

 

 

Primeiramente problematize as três fotos com a turma:

  • Qual é o foco das fotos? Dá para definir uma possível utilidade para elas?

  • Qual é a ideia de cidade que o autor está querendo passar?

  • Existem semelhanças entre elas mesmo com a diferença de tempo e de tecnologias?

 

Coloque os grupos para discutir entre si e levantar argumentos para a sala de aula.

 

 

2º bloco

 

 
 
 
 
 

Propor mais uma discussão com a classe:

  • Qual é o foco das fotos? Dá para definir uma possível utilidade para elas?

  • Qual é a ideia de cidade que o autor está querendo passar?

  • Existem semelhanças entre elas mesmo com a diferença de tempo e de tecnologias?

 

3 º bloco

 

 

Comparar os dois primeiros blocos da 1ª sessão:

  • No que consiste a diferenças entre as fotos do primeiro bloco com as do segundo?

  • Quais são as possíveis propostas das fotos?

  • Quais são as fotos mais agradáveis? Quais retratam a realidade, o cotidiano?

 

2ª Sessão - São Paulo na música.

 

Esta sessão também será dividida em 3 blocos.

 

1ºbloco
 
Doc. 1
 
 
Isto é São Paulo
 
Mil, quinhentos e cinquenta e
quatro,
Quando de um colégio, deu-se a
fundação,
Nasceu a capital de um estado,
Desta nação.
Que seria líder das demais,
Hoje a cidade que mais cresce
neste mundo,
É cidade dos arranha-céus,
Maior centro cultural,
E industrial,
No trabalho, vem e vai,
Isto é São Paulo,
Meu Brasil,
Isto é São Paulo,
Meu Brasil.
O trabalho sempre foi seu lema,
Seu ordeiro povo ser trabalhador,
Mostrou em tantas obras sua força,
o seu valor,
Obras que só fazem orgulhar,
Túnel Nove de Julho,
Elevado Costa e Silva,
Ibirapuera, Parque Anhembi,
Corrida São Silvestre,
Estádio Morumbi,
E as estradas, pra rodar,
Isto é São Paulo, meu Brasil.
O seu samba hoje consciente,
Tem entrada franca, no Municipal,
E da aquele recital,
Para quem quiser apreciar,
Suas noites hoje, se aquecem com
pandeiro,
Tumba, cavaquinho e violão,
Depois o Carnaval, no
Anhangabaú,
É samba em festa a desfilar.
Isto é São Paulo, meu Brasil...

Compositor: Kazinho. Lançada em 1954 pelo grupo ‘Demônios da Garoa”.

 

Doc. 2
Lampião de Gás
 
Lampião de gás, lampião de gás
Quanta saudade você me traz
Da sua luzinha verde azulada
Que iluminava minha janela,
Do almofadinha lá na calçada,
Palheta branca, calça apertada
Do bilboquê, do diabolô,
"Me dá foguinho", "vai no vizinho"
De pular corda, brincar de roda,
De Benjamim, Jagunço e
Chiquinho
Lampião de gás, lampião de gás
Quanta saudade você me traz
Do bonde aberto, do carvoeiro
Do vassoureiro com seu pregão
Da vovozinha, muito branquinha,
Fazendo roscas, sequilhos e pão
Da garoinha fria, fininha,
Escorregando pela vidraça,
Do sabugueiro grande e cheiroso,
Lá do quintal da rua da Graça
Lampião de gás, lampião de gás
Quanta saudade você me traz
Da minha São Paulo, calma e
serena,
Que era pequena, mas grande
demais!
Agora cresceu, mas tudo morreu...
Lampião de gás que saudade me
traz
Compositor: Zeca Bergami
Lançada em 1958 por Inezita
Barroso.

 

Doc. 3
Luz da Light
 
Lá no morro quando a luz da light pífa
A gente apela pra vela, que alumeia também (quando
tem)
Se não tem não faz mal
A gente samba no escuro
Que é muito mais legal (e é natural)
Quando isso acontece
Há um grito de alegria
A torcida é grande pra luz voltar
Só no outro dia
Mas o dono da casa
Estranhando a demora e achando impossível
Desconfia logo que alguém passou a mão no fuzíl
No relógio da luz
Compositor: Adoniran Barbosa
 
 

Primeiramente, coloque as músicas para tocar mais de uma vez, se for possível. Pergunte se as músicas já são conhecidas dos alunos.

 

Proposta: problematizar não somente as letras, como a melodia das músicas mencionadas.

 

  • Quando foram feitas?

  • O gênero dialogava mais com qual classe social?

  • Apontar as diferenças entre elas.

  • Apontar as semelhanças entre elas.

  • Lembraram de alguma das seis fotos vistas na 1ª sessão ao ouvir estas músicas?

 

2º Bloco

 

Doc. 4

Primeiramente, coloque as músicas para tocar mais de uma vez, se for
possível. Pergunte se as músicas já são conhecidas dos alunos.
Proposta: problematizar não somente as letras, como a melodia das músicas
mencionadas.
• Quando foram feitas?
• O gênero dialogava mais com qual classe social?
• Apontar as diferenças entre elas.
• Apontar as semelhanças entre elas.
• Lembraram de alguma das seis fotos vistas na 1ª sessão ao ouvir
estas músicas?
 
2º Bloco
Doc. 4
 
São, São Paulo
 
São, São Paulo quanta dor
São, São Paulo meu amor
São oito milhões de habitantes
De todo canto em ação
Que se agridem cortesmente
Morrendo a todo vapor
E amando com todo ódio
Se odeiam com todo amor
São oito milhões de habitantes
Aglomerada solidão
Por mil chaminés e carros
Caseados à prestação
Porém com todo defeito
Te carrego no meu peito
São, São Paulo quanta dor
São, São Paulo meu amor
Salvai-nos por caridade
Pecadoras invadiram
Todo centro da cidade
Armadas de rouge e batom
Dando vivas ao bom humor
Num atentado contra o pudor
A família protegida
Um palavrão reprimido
Um pregador que condena
Uma bomba por quinzena
Porém com todo defeito
Te carrego no meu peito
São, São Paulo quanta dor
São, São Paulo meu amor
Santo Antonio foi demitido
Dos Ministros de cupido
Armados da eletrônica
Casam pela TV
Crescem flores de concreto
Céu aberto ninguém vê
Em Brasília é veraneio
No Rio é banho de mar
O país todo de férias
Aqui é só trabalhar
Porém com todo defeito
Te carrego no meu peito
São, São Paulo quanta dor
São, São Paulo meu amor
São, São Paulo quanta dor
São, São Paulo meu amor
São, São Paulo meu amor
Compositor: Tom Zé
Lançada em 1968.
 
 
 
 

Doc. 5

 

Sampa

 

Alguma coisa acontece no meu coração

Que só quando cruza a Ipiranga e Avenida São João

É que quando eu cheguei por aqui eu nada entendi

Da dura poesia concreta de tuas esquinas

Da deselegância discreta de tuas meninas

Ainda não havia para mim Rita Lee

A tua mais completa tradução

Alguma coisa acontece no meu coração

Que só quando cruza a Ipiranga e avenida São João

 

Quando eu te encarei frente a frente e não vi o meu rosto

Chamei de mau gosto o que vi, de mau gosto, mau gosto

É que Narciso acha feio o que não é espelho

E à mente apavora o que ainda não é mesmo velho

Nada do que não era antes quando não somos mutantes

E foste um difícil começo

Afasto o que não conheço

E quem vem de outro sonho feliz de cidade

Aprende depressa a chamar-te de realidade

Porque és o avesso do avesso do avesso do avesso

 

Do povo oprimido nas filas, nas vilas, favelas

Da força da grana que ergue e destroi coisas belas

Da feia fumaça que sobe, apagando as estrelas

Eu vejo surgir teus poetas de campos, espaços

Tuas oficinas de florestas, teus deuses da chuva

Pan-Américas de Áfricas utópicas, túmulo do samba

Mas possível novo quilombo de Zumbi

E os Novos Baianos passeiam na tua garoa

E novos baianos te podem curtir numa boa

 

Compositor: Caetano Veloso

Lançada em 1978.

 

Doc. 6

 

 

Não existe amor em SP

 

Não existe amor em SP

Um labirinto místico

Onde os grafites gritam

Não dá pra descrever

Numa linda frase

De um postal tão doce

Cuidado com doce

São Paulo é um buquê

Buquês são flores mortas

Num lindo arranjo

Arranjo lindo feito pra você

 

Não existe amor em SP

Os bares estão cheios de almas tão vazias

A ganância vibra, a vaidade excita

Devolva minha vida e morra afogada em seu próprio mar de fel

Aqui ninguém vai pro céu

 

Não precisa morrer pra ver Deus

Não precisa sofrer pra saber o que é melhor pra você

Encontro duas nuvens em cada escombro, em cada esquina

Me dê um gole de vida

Não precisa morrer pra ver Deus

 

 

Compositor: Criolo

Lançada em 2011.

 

Proposta: problematizar estas canções assim como as canções do bloco 1 o foram.

  • Quando foram feitas?

  • O gênero dialogava mais com qual classe social?

  • Apontar as diferenças entre elas.

  • Apontar as semelhanças entre elas.

  • Lembraram de alguma das seis fotos vistas na 1ª sessão ao ouvir estas músicas?

 

3º bloco

 

O terceiro bloco será destinado à comparações dos dois primeiros blocos desta sessão. As semelhanças e diferenças deverão ser apontadas, assim como a forma de abordagem da cidade de São Paulo em cada canção escutada.

 

 

 

3ª Sessão

 

O objetivo da terceira sessão é criar paralelos entre as fotos da primeira sessão e as canções apresentadas na segunda sessão. Deixe os alunos (em grupos) analisarem os documentos mais uma vez e debaterem entre si.

  • Apontar as semelhanças entre fotos e canções.

  • Por que há essas semelhanças?

  • Analisar (mais uma vez) o ponto de vista do autor e o contexto que ele estava inserido.

Deixe cada grupo analisar uma foto e uma canção para que no final da aula eles expressem para o resto da turma as suas ideias à cerca do ponto de vista de cada autor sobre São Paulo.

 

 

Bibliografia:

 

http://www.ims.uol.com.br

http://www.diversaoarteselazeremgeral.com/?page_id=68

http://www.flickr.com/photos/renatomaruno/5434617087/

http://www.letras.mus.br

 

 

 

AnexoTamanho
Fotografia e Música retratando São Paulo.pdf1.15 MB