A DITADURA NA MODA

"Libertei-me da inquietação de não saber quem sou e de não saber até onde posso chegar. Agora, conheço melhor as pessoas e reconheço também a minha força".
Zuleika Angel Jones

 

A DITADURA NA MODA

Prefácio

As lições sobre a ditadura militar nas escolas de educação básica estão mais restritas a simples descrição cronológica ou burocrática do período. Entretanto para temática tão sensível e jovens cada vez mais desinteressados no passado, é necessário de valer de meios das quais estejam inseridos e que mantenham interesses. É o caso do presente material didático, que através de elementos diversificados como a moda, musicas, poemas, busca de historia privada a da estilista zuleika Angel abarcar a historia geral da ditadura militar. O enfoque é a repressão e as violações daquela época, chamando atenção para as questões de direitos humanos, na qual ninguém passava impune, nem os mais abastados, que era o caso da estilista.

Entretendo esse enfoque não visa chocar os alunos, mas conseguir a atenção e aprendizagem de um tema atual, na qual sentimos suas marcas décadas depois.
 

Público alvo: 9º ano a 3º ano do Ensino médio,
 

Tema tratado: ditadura militar, repressão, tortura, linguagem midiática, moda, imagens, documentos, história privada.
 

Universidade de São Paulo - Departamento de historia
Sara Caroline da Silva- nº 8073841- vespertino

 

 

 

 

 

 

 

Aula introdutória

Desenvolvimento: 1 a 2 aulas

Objetivo: através de introdução geral sobre a ditadura e depois da vida da estilista zuzu Angel abarcar os elementos ocorridos no regime militar
 

Dinâmica: aula teoria e expositiva, pesquisa e imagens.
 

O professor deve introduzir brevemente o significado de ditadura que deve ser procurado no dicionário pelos alunos.

Sf. Forma de governo em que todos os poderes se enfeixam nas mãos de um individuo, grupo, partido ou classe. 2. Tirania. 3 poder ou autoridade absoluta.

Dicionário Aurélio, 2003

 

Introduzir o assunto de forma geral, selecionando temas de acordo com seu interesse, que não é encher os alunos de informações das quais não vão se lembrar futuramente e nem assimilar o conteúdo .

Temas sugeridos:

 

  • Inicio do golpe
  • Ideologia militar
  • Ufanismo
  • Repressão- tortura desaparecidos
  • AI5
  • Controle social
  • Perseguições politicas
  • Reações e protestos
  • Fim do período militar

Pedir uma breve biografia de Zuzu Angel, que deve ser passada uma aula antes para ser pesquisada em casa. Na aula o professor deve novamente expor novamente essa biografia.

 

Zuzu foi uma das maiores estilistas brasileiras dos anos 60 e 70. Mãe de três filhos – frutos de seu casamento com um americano – Hildegard, Stuart e Ana Cristina. Seu filho do meio, Stuart, assim como sua mulher era militante político, e por isso foi preso, torturado, morto e seu corpo supostamente foi jogado ao mar em 1971. É com o desaparecimento dele que Zuzu começa a se rebelar contra o governo militar. Enquanto os militares diziam nunca tê-lo prendido, anônimos entraram em contato com ela para contar tudo o que sabiam e revelar sua morte.
 

A estilista chamou atenção do mundo enviando cartas para intelectuais, entrando em contato com o governo americano e em um desfile, feito na casa do Cônsul Brasileiro em Nova Iorque. Rodeada por jornalistas e pessoas da sociedade, Zuzu mostrou uma coleção com bordados de pássaros presos em gaiolas, tanques de guerra, quepes, aviões e até mesmo uma pomba negra; seu anjo foi substituído por um ferido, representando seu filho.
 

Voltando ao Brasil, conseguiu reunir provas suficientes da tortura e morte de Stuart, mas nunca as conseguiu entregar pessoalmente a alguém que pudesse lhe ajudar. Vítima da truculência do regime ditatorial morreu na noite do dia 14 de abril de 1976 em um acidente de trânsito em circunstâncias duvidosas, na saída do mesmo túnel que leva hoje o seu nome. Seu acidente, só foi reconhecido como intencional em 1998.

•Após essa exposição que pode durar mais que uma aula distribua diferentes documentos entre os grupos, sejam eles reportagens, cartas pessoais, arquivos de caráter oficial.

Cada grupo deve descrever ao documento seguindo um roteiro

1-Identificar o contexto histórico (período / acontecimentos em que se enquadra o assunto do texto).
2-Identificar o tema tratado explicação das ideias centrais. Ele é recente. ? Que tipo de documento é esse?
3-É possível identificar a quem está sendo endereçado? E quem o escreveu?
4-Interpretar o documento (esclarecimento de vocábulos ou frases cujo sentido que tem dúvidas). Disponibilizar dicionários

•De uma pequena explicação sobre o que é arquivo e documento, escrito, material e iconografia.

•Agora exponha todos os documentos e peça para que os alunos os organizem por períodos crescentes, conforme as datas imaginadas com relação à exposição da vida da estilista feita em sala.

As informações dos documentos institucionais serão encontradas no site mantido pela filha da estilista - http://www.hildegardangel.com.br/

•DOCUMENTOS

Capitão diz à CNV que Stuart Angel foi enterrado em Base Aérea do Rio
Corpo de militante sumido na ditadura está na cabeceira da pista, diz militar.Comissão Nacional da Verdade apresentou depoimento nesta segunda.
G1- 09/06/2014 18h30

 

A Comissão Nacional da Verdade (CNV) apresentou nesta segunda-feira (9), no auditório do Arquivo Nacional, no Centro do Rio, o depoimento do capitão reformado da Aeronáutica, Álvaro de Oliveira Filho. O militar revelou que o corpo do militante político Stuart Angel Jones, desaparecido durante a ditadura em 1971, teria sido enterrado na pista da Base Aérea de Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio. A comissão informou que pedirá escavações na cabeceira da pista onde, segundo o capitão, o corpo foi enterrado e convocará oficiais que trabalhavam no local há 43 anos.

O depoimento do capitão, gravado em vídeo, foi tomado na sexta-feira (6), em Salvador. Durante a entrevista para os integrantes da CNV, o capitão diz que a informação sobre o destino do corpo de Stuart Edgar Angel Jones foi informado a ele pelo sargento José do Nascimento Cabral, que já morreu. Oliveira Filho disse que o sargento contou que observou o enterro do cadáver no dia que estava de plantão na Base Aérea. A Comissão da Verdade informou que além de ouvir depoimentos e recolher documentos foi feita uma pesquisa com diligência pericial de reconhecimento da Base Aérea do Galeão, local onde Stuart Angel teria morrido.

De acordo com a CNV, a base é a quinta estrutura que foi usada pelas forças de repressão como local de prisão, tortura e morte durante a ditadura militar no país “E nós acreditamos que essa tese de ocultação de cadáver na Base Aérea de Santa Cruz é uma tese muito consistente e nós aprofundaremos as investigações de todas as formas que tiverem dentro da competência da Comissão da verdade nos próximos meses, no trabalho da comissão”, disse André Sabóia.

Zuzu Angel em filme

Desenvolvimento: 1 a 2 aulas

Objetivo: entender melhor o conteudo atraves do fillme. Aprender também noçoes de liguagem cinematográfica
 

Dinamica: metodo midiatico , linguagem cinematográfica analise.

1- Roteiro analise do filme

• Qual é o tema do filme? O que os realizadores do filme tentaram nos contar? Eles conseguiram passar a sua mensagem? Justifique a sua resposta.
 

• Quais são os personagens principais? Qual o seu personagem favorito no filme? Por quê? E qual personagem que você menos gostou? Por quê?
 

• em que local e em que época se passa a história?
 

• Como você classificaria o filme: ação, aventura, ficção, romance, drama? Por quê?
 

• Você aprendeu alguma coisa com este filme? O quê? Algum elemento do filme não foi compreendido? Se sim, qual elemento?
 

• Descreva o uso da cor no filme. Ela enfatiza as emoções que os realizadores tentaram nos passar? Como você usaria a cor no filme em questão?
 

• Analise o uso da música no filme. Ela conseguiu criar um clima correto para a história? Que tipo de musica você utilizaria neste filme (rock, samba, música clássica, mpb, etc.)?
 

• Todos os eventos retratados no filme aparentam ser verdadeiros? Descreva as cenas que você achou bem coerentes ou incoerentes á realidade.
 

• Você percebe elementos que remetem a ditadura? Que elementos são esses? O filme ajudou a entender melhor as aulas? Alguma coisa te emocionou ou te deixou chocado? O que e por quê?

 

Depois de responder essas questões:
 

Os alunos elaborarem uma sinopse para capa do dvd.
 


Sinopse é um resumo, uma síntese de uma obra literária, científica etc. Pode ser ainda uma versão mais curta de um texto original, seu principal objetivo é fazer com que o leitor entenda os pontos principais do texto original, se interesse ou não em ler a obra completa.

 

Elaborar uma resenha critica curtíssima para uma revista.

 

Resenha crítica, além de resumir o objeto, faz uma avaliação sobre ele, uma crítica, apontando os aspectos principais (positivos e negativos). Nesse caso é um texto de informação e de opinião.

 

A moda na ditadura
 

Desenvolvimento: 1aula;
 

Objetivo: através da moda- roupas feitas após o desaparecimento de Stuart Angel, levar os conceitos sobre a repressão e os sentimentos que as consequências da ditadura causavam nas pessoas, bem como a forma de pretexto de maneira diferenciada da que estamos costumados a presenciar.
 

Dinâmica: leitura visual, moda.
 

Todas são peças abaixo foram criadas pela estilista Zuzu Angel, entretanto é notável o contraste entre as peças. O vestido de noiva apresentado na semana de moda de New York marca o protesto a ditadura e a busca do paradeiro de Stuart Angel. No vestido é visível elementos- bordados, de protesto.
 

Organize os alunos em grupos pequenos (cerca de 3 componentes em cada grupo)
 

Distribua as imagens da roupas e peça que façam uma breve discussão sobre as questões propostas a baixo, desenvolvendo por escrito suas respostas, devendo ser uma por grupo
 

Faça uma discussão aberta em sala de aula e compare as opiniões do grupo.


 

 

1- Peça aos alunos que analisem as peças expostas e que depois façam uma descrição destas
 

a- Existe alguma diferença entre as roupas apresentadas? Qual roupa e qual a diferença? Se sim, você imagina porque são tão diferentes?
 

b- Ela remete a algum momento histórico, que momento seria este?
 

 

2- Peça que escolham um dos elementos- bordados do vestido de noiva e dissertem porque este elemento tem a ver com a ditadura e com o drama sofrido pela estilista.
 

3- Agora peça que eles comparem o vestido de noiva com o vestido abaixo, tirado da exposição ocupação Zuzu Angel no Itaú cultural.

 

4- Estes vestidos possuem algo em comum? Se sim, em que se assemelham?
 

 

O drama na poesia

Desenvolvimento: 1 aula
 

Objetivo: através do poema e da música ensinar os alunos sobre a ditadura, mostrando também diversas formas de expressar sentimento e homenagens.
 

Dinâmica: leitura, compreensão, analise e audição de musica.
 

Proposta- preparo do professor.
 

•Pesquisa bibliográfica e discográfica aprofundada
 

• Preparação do material de apoio (letras, textos, cds) a ser distribuído em sala.
 

 

Proposta- realização em sala de aula
 

• Audição I: aspectos poéticos (letra da música e poema )
 

• Audição II: aspectos musicais ( a música)
 

• Pesquisa sobre o contexto histórico da canção
 

•debate das questões propostas
 

• Pesquisa sobre compositor/intérprete
 

 

1- leitura

Tanto o poema quanto a musica foram escritos na época da ditadura? Que elementos provam sua afirmação acima?
 

Qual realidade- mensagem é possível perceber a partir das letras? São as mesmas realidades?
 

As letras são destinadas a mesma pessoa. ? Quem são essas pessoas ou essa pessoa?
 

As letras abaixo ainda são atuais? Por quê?
 

Escolha algum trecho da musica ou do poema que você mais gostou ou mais te marcou e faça uma breve analise da letra.
 

 

2- Audição

Sobre a sonoridade, o ritmo da musica é condizente com o sentimento que ela quer passar? Que sentimento é esse? Você mudaria o ritmo?
 

•Breve bibliográfica a ser passada em aula.
 

Alex Polari condenado a 80 anos de prisão passaria 20 anos na cadeia, sendo libertado aos 29, em 1980, após a anistia. Dois anos antes, em 1978, publicou um livro, Inventário de Cicatrizes, com as poesias que escreveu no cárcere. São versos duros, tristes, revoltantes, sobre a tortura nos porões da ditadura militar, um dos poemas a canção Paulo que se encontra logo abaixo é dedicado a Stuart Angel, da qual testemunhou a prisão, tortura e finalmente a morte.
 

Buarque de Hollanda grande cantor e compositor, deixou a ditadura brasileira registrada em suas canções. Sempre crítico, Chico retratava as dificuldades vividas no período assim como denuncias de aspectos socioculturais e econômicos, tendo seu trabalho censurado em vários momentos. . Ameaçado pelo regime militar, esteve auto-exilado na Itália entre 1969 e 1970.

Grande amigo de Zuzu Angel acompanha de perto o seu drama, da qual escreve a letra “Angélica” um ano após sua morte.

Avaliação

Proponha que os alunos imagem ser repórteres e vão entrevistar a estilista Zuzu Angel. A entrevista deve ter cerca de 10 perguntas com respostas, contendo não só o drama pessoal, mas também elementos que remetem a ditadura, explicados na primeira aula sobre o tema.

 

 

ANEXO.

SUGESTÃO DE ROTEIRO PARA ANÁLISE DE FILMES Data: _____/______/______
1. IDENTIFICAÇÃO:
Aluno(a):_______________________________________________________________________
Disciplina: ______________________________________________________________________
2. FICHA TÉCNICA DO FILME:
Título do filme: __________________________________________________________________
Atores principais: ________________________________________________________________
Direção: ________________________________ Produção: ______________________________
Ano: ___________________________________ Duração: _______________________________
3. GÊNERO DO FILME:
( ) Histórico ( ) comédia ( ) ficção ( ) romance ( ) animação
( ) documentário ( ) drama ( ) suspense ( ) ação ( ) outros
4. A LINGUAGEM PREDOMINANTE É:
( ) formal ( ) informal
5. GRAU DE ENTENDIMENTO
( ) fácil ( ) razoável ( ) difícil
6. VALORES CINEMATOGRÁFICOS
Assinale com um X as letras O (ótimo), B (bom), M (médio), F (fraco) de acordo com o seu
julgamento, quanto aos aspectos do filme:
Música ( ) O ( ) B ( ) M ( ) F Fotografia ( ) O ( ) B ( ) M ( ) F
Cenários ( ) O ( ) B ( ) M ( ) F Efeitos ( ) O ( ) B ( ) M ( ) F
Diálogos ( ) O ( ) B ( ) M ( ) F Enredo ( ) O ( ) B ( ) M ( ) F
7. TEMAS ABORDADOS:
( ) Culturais ( ) Científicos ( ) Políticos ( ) Religiosos
8. ENREDO (SÍNTESE) :
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
9. IDÉIA OU MENSAGEM CENTRAL DO FILME:
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
10. CENA DE MAIOR IMPACTO. JUSTIFIQUE:
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
11. CONTRIBUIÇÃO DO FILME PARA O ESTUDO DA DISCIPLINA:
__________________________________________________________
______________________________________________________________________________
12. RELACIONE AS CONTRIBUIÇÕES DO FILME PARA SUA FORMAÇÃO:
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
13. AVALIAÇÃO FINAL
( ) Ótimo ( ) Muito bom ( ) Bom ( ) Regular
14. COMETÁRIOS FINAIS E/OU SUGESTÕES:
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________

 

file:///C:/Users/Clovis/Downloads/analisefilmes.pdf

 

Auxílio para preenchimento:

Enredo: é o encadeado de ações executadas ou a executar pelos personagens numa ficção, afim de criar sentido ou emoção no espectador. O enredo, ou trama, ou intriga, é, podemos dizer, o esqueleto da narrativa, aquilo que dá sustentação à história, ou seja, é o desenrolar dos acontecimentos. Geralmente, o enredo está centrado num conflito, responsável pelo nível de tensão da narrativa. O enredo pode ser organizado de várias formas. Observe a mais comum:
 

• Situação inicial - os personagens e espaço são apresentados.
 

• Quebra da Situação Inicial - um acontecimento modifica a situação apresentada.
 

• Estabelecimento de Um Conflito - Surge uma situação a ser resolvida, que quebra a estabilidade
de personagens e acontecimentos

 

• Clímax - ponto de maior tensão na narrativa.
 

• Epílogo - solução do conflito. Obs.: essa solução não significa um final feliz.
 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

Livros:

MUNAKATA, K. “História que os livros didáticos contam, depois que acabou a ditadura no Brasil”. IN: FREITAS, Marcos Cezar (org) Historiografia brasileira em perspectiva. São Paulo/Bragança Paulista: Contexto/USF. 1998.
 

NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003.
 

LOUZEIRO, José, Em carne viva, imprensa oficial, SP, 2006
 

CALDEVILLA, Vinicius; LOCONTE, Wanderley A Ditadura no Brasil - Coleção Por Dentro da História Editora: Saraiva.
 

COSTELA, A. O controle da imprensa no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1970.
 

Couto, Ronaldo Costa História Indiscreta da Ditadura e da Abertura - Brasil: 1964 – 1985. Editora: Recorde
 

IMPRENSA OFICIAL. Dossiê Ditadura - Mortos e Desaparecidos Políticos no Brasil 1964-1985. Editora: Imprensa Oficial SP
 

 

Sítios:
http://blogs.estadao.com.br/arquivo/2011/04/14/acidente-calou-zuzu-angel...
http://www.hildegardangel.com.br/
http://www.modamanifesto.com/
wwws.br.warnerbros.com/zuzuangel/
www.zuzuangel.com.br/
www.documentosrevelados.com.br
www.arquivonacional.gov.br
http://www.arquivoestado.sp.gov.br/

AnexoTamanho
seque zuzu angel Ensino de Historia Sara Carolina da Silva 2014.pdf1.23 MB