História de São Paulo: O Jardim da Saúde

• Disciplina USP: FLH-0425
• Docente responsável: Antonia Terra Calazans Fernandes
• Aluno (a): Maiara Henrique Moreira

Recuperar as histórias do bairro Jardim da Saúde através da memória individual, e divulgar seus espaços públicos, eventos e associações.Finalidade Recuperar as histórias do bairro através da memória individual, e divulgar seus espaços públicos, eventos e associações.

Fundamentação

Projeto de Historia Oral no Bairro Jardim da Saúde

O VÍDEO1

Tema:

“E o Jardim da Saúde era assim...”.

Justificativa:

Objetivo:

Produzir um vídeo de aproximadamente 25 minutos, como resultado de entrevistas de meia hora de duração cada, realizadas com 3 antigos moradores do bairro. O conteúdo e linguagem do vídeo serão estruturados de acordo com seu publico alvo, alunos da rede de ensino pública e privada do bairro. Com objetivo de divulgar histórias do local onde esses alunos moram, as entrevistas lhes revelarão o crescimento e as transformações pelas quais o bairro passou, apresentando os agentes históricos responsáveis por essas transformações, permitindo que o aluno se reconheça do mesmo modo como um agente histórico transformador.

O vídeo também tem o objetivo de divulgar aos jovens moradores aspectos do bairro de que poucos usufruem, como as praças, ruas arborizadas, biblioteca, eventos dedicados à família, e as associações dos moradores e lojistas do bairro que se organizam para promoverem esses eventos. Temas como o tombamento do bairro e a forte ligação de sua história com os imigrantes japoneses também serão abordados.

Comunidade de destino:

Alunos da rede de ensino pública e privada do bairro.

Rede (pessoas entrevistadas):

Antigos comerciantes e moradores do bairro.

Entrevista:

As entrevistas foram temáticas com questionário aberto. Aconteceram individualmente, com duração de meia hora cada. Os entrevistados trouxeram fotografias e documentos.

Conferência:

O vídeo será conferido junto ao colaborador depois de sua edição final. Neste momento será coletada a autorização para o uso da entrevista.

Arquivamento:

O vídeo será apresentado na disciplina “Uma história para a cidade de São Paulo: Um desafio pedagógico” do curso de história da Universidade de São Paulo (USP) e ficara disponível no site www.lemad.fflch.usp.br

Cada colaborador recebera um dvd com sua entrevista na integra e com a copia do vídeo do projeto já finalizado. Será proposto à Associação de Lojistas do Jardim da Saúde, à Associação dos Moradores do Jardim da Saúde e ao Rotary São Paulo Saúde que publiquem o vídeo em suas respectivas homepages.