OriginalTitle
Capa
capa_compendio_de_historia_do_brasil
Biografia

A partir da metade do século XIX foi sendo desenvolvido o projeto de construção de uma escola secularizada, e no campo específico do ensino de História, pode-se dizer que se evidenciava a passagem da “História Sagrada à História Profana” (BITTENCOURT, Circe. Livro didático e saber escolar 1810 – 1910). Contudo, os jesuítas não deixaram de atuar na prática educativa, seja atuando como professores nos colégios secundários, e um exemplo famoso pode ser visto no cônego Fernandes Pinheiro que atuava como professor no Colégio Pedro II, seja produzindo livros didáticos, como o padre Rafael Maria Galanti. De acordo com Circe Bittencourt, esse padre era professor do Colégio Anchieta em Nova Friburgo, e foi um dos mais famosos escritores jesuítas de livros didáticos. No LEMAD podem ser encontrados diversos exemplares de suas obras didáticas, entre eles, “Compendio de História do Brasil”, editado em 1896 pela Tipografia da Indústria de São Paulo, “História do Brasil”, editado em 1905 pela Duprat & comp., e “Compendio de História Universal”, cuja 4ª edição saiu em 1907, também pela Duprat & comp.

Icobio
icone lemad