Calkins

B238p

imagem da capa do livro

N. A. Calkins
Norman Alisson Calkins nasceu na cidade de Gainsville, no interior do Estado de Nova York, no ano de 1822. Calkins foi professor primário e diretor de escola em sua cidade natal, professor de ciência e metodologia do ensino da Escola Normal do Estado de Nova York e diretor da escola primária a ela vinculada. Em 1846, fundou a revista “Student”, dedicada à divulgação dos métodos educativos renovados, em especial, o método pestalozziano.
Foi presidente da Seção de Administração Escola de Nova York e da Seção de Ensino Primário da “National Education Association”, e, posteriormente, presidente dessa associação. Ficou conhecido mundialmente por seus trabalhos e conferências sobre as lições de coisas e pela publicação do seu manual:“Primeiras lições de coisas: manual para uso de paes e professores da escola elementar”.
Dentre suas obras publicadas pode-se mencionar “Primary object lessons for a graduated course of development”, a qual foi adaptada por Ruy Barbosa, no Brasil, em 1886, com o título de “Primeiras lições de coisas : manual de ensino elementar para uso dos paes e professores”. Tal material didático foi utilizado em diversas localidades do país, sendo recomendado até, aproximadamente, o ano de 1920, como um guia para o preparo das lições pelos alunos das Escolas Normais do Brasil.
Fontes:
TEIVE AURAS, Gladys Mary. Manual de lições de coisas de Norman Calkins: operacionalizando a forma intuitiva de ensinar e de aprender. 2007.
< oai:repositorio.ufsc.br:123456789/127190 >. Acesso em 11/11/2022.