Filme: Linha de Passe

Aluno (a): André Payar, Douglas Luz, Jennifer Orofino, José Orenstein de Almeida, Marina Albuquerque, Marcus Vinicius Biaggi e Talita Ferreira
Docente responsável: Maurício Cardoso

 

linha_de_passe_filme

 

 

Ficha Técnica

Gênero: Drama

Tempo de Duração: 108 min

Ano de Lançamento (Brasil): 2008

Direção:  Walter Salles e Daniela Thomas

 

Para alguns, trata do retrato, muitas vezes malthusiano, de uma família pobre da periferia de São Paulo. Será por culpa ou por difusão de idéias? Para outros, o cineasta Walter Salles apenas dramatiza a história de qualquer mãe solteira desta metrópole que é São Paulo, com seus quatro filhos e grávida de mais outro, busca sobreviver com tais condições.

Cada filho toma um rumo na vida: Reginaldo, o caçula, tem o hábito de vagar de ônibus em ônibus, talvez a procura do pai. Dario sonha em ser jogador de futebol. Dinho busca conforto na religião para poder enfrentar o dia-a-dia duro da periferia com o emprego de frentista de posto de gasolina. O filho mais velho, Denis já com um filho, luta para manter-se trabalhando como motoboy.

Vale tentar entender quais as causas atribuídas à situação familiar, pois parece que o diretor, o responsável pelo filme, acredita estar no tamanho da família da empregada doméstica. Novamente, cabe discutir a situação de contrastes da cidade e os problemas sociais por ela enfrentados.