História de São Paulo: Av. Celso Garcia

Fundamentação

Breve histórico da Avenida Celso Garcia

Para grande parte dos moradores da região da Zona Leste de São Paulo, quando pensam em ir para a região central da cidade, Parque Dom Pedro, ou até mesmo para o Brás, se não pensam em ir de metrô, vão de ônibus, e grande parte desses ônibus, passam pela chamada Avenida Celso Garcia. Muitas das pessoas que passam por essa avenida diariamente acabam não notando sua situação e nem mesmo sabem a história que envolve tal avenida, história essa que perpassa também pela história da cidade de São Paulo.

 

Pode-se dizer que a história dessa avenida começa ainda no Brasil Colônia, com as romarias que seguiam para capela da Penha, que foi fundada em 1667 (século XVII), tendo tal avenida se chamado anteriormente de Estrada da Penha e Caminho do José do Brás.

 

No início do século XX a Avenida Celso Garcia começa a ganhar grande número de comércio, cinemas, presença de fábricas, ruas com feições de vilas e casarões, apresentando arquitetura com características colonial, tudo isso sendo movimentado por migrantes e imigrantes que se instalaram na região, todas essas pessoas que ali se instalavam davam vida e dinamicidade ao local.

 

Temos então, uma avenida que era caracterizada não apenas como uma via de acesso entre dois pontos diferentes da cidade, como também um local de vivências diversas. Por volta da década de 60, começa haver uma segregação da população de classe média dessa região, que acabam migrando em sua maioria para a região sudoeste da cidade, assim como a mudança de indústrias para outras regiões, o que acaba por afetar econômica e socialmente a região, que sofre ao longo do tempo um esvaziamento, comercial e habitacional, chegando até ao abandono de alguns pontos da avenida, onde podemos observar na atualidade tal avenida como um mero trecho de ligação entre bairro-centro / centro-bairro, que enfrenta uma série de problemas que merecem uma reflexão maior e tomada de ações urbanas mais efetivas por parte tanto da população como do governo.

 

Pensando, nas transformações que ocorreram na Avenida Celso Garcia, com o passar do tempo, trabalhando em duplas, escolham 3 imagens coladas neste material e descrevam o que se vê da avenida, quanto ao prédios, movimentação (meios de transporte e pessoas), limpeza urbana, etc. Após feito este trabalho apresentem aos colegas suas observações e o que acham da situações observadas, levando em consideração a história da avenida.