O Livro do Povo

R696o

Capa
imagem da capa do livro

Antonio Marques Rodrigues nasceu em São Luís, no Maranhão, em 15 de abril de 1826 e morreu em Avintes, Portugal, em 14 de abril de 1873. Tendo se tornado bacharel pela Faculdade de Direito do Recife, atuou como advogado, além de ter sido um abolicionista, poeta, professor, político, membro correspondente do Instituto Arqueológico e Geográfico Pernambucano, membro correspondente do Instituto Histórico da Bahia, membro honorário da Associação Typographica Maranhense, inspector da Instrucção Publica da Provincia do Maranhão,, cavaleiro imperial da Ordem da Rosa e da Real Ordem Portugueza Nossa Senhora da Conceição da Vila Viçosa, membro do Instituto Dramático e Litterario de Coimbra, na Classe de Literatura etc.

Ademais, Antonio Marques Rodrigues também foi professor de História Natural do liceu de São Luís e oficial-maior da Secretaria do Tribunal do Comércio.

Dentre suas obras, Rodrigues escreveu vários artigos, tanto em prosa quanto em verso, desde a época em que era estudante da Faculdade de Direito. O autor redigiu nos periódicos Cidadão, Diário de Pernambuco, entre outros. Além disso, ele escreveu "Rodolpho Topffer — esboço critico litterario" - Recife, 1855; "O Livro do Povo, contendo a vida de Christo e vários artigos úteis" - S. Luis, 1862; "Vida de Horácio Nelson", trad. de Forgues; "Duas palavras sobre a nossa agricultura", prefácio do Manual do plantador de algodão", de Turner, traduzido por José Ricardo Jauffret; "Três Liras", coletânea de poesias, de Trajano Galvão 9 G sníil Braga - São Luís, 1862, entre outras.

Fonte:

Estado de Conservação