SITES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA

SITES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA
PESQUISA

ALUNO: Graduando: Bruno Fernandes Mamede - Número Usp: 6838238
DISCIPLINA: Ensino de História: Teoria e Prática
Profa. Antonia Terra de Calazans Fernandes

 

 

Ao longo de dois meses de buscas e leituras na internet, encontrei 14 sites e blogs que reúnem uma quantidade imensa de informações trabalhadas das maneiras mais diversas, com vídeos, jogos, imagens, com estruturas diferentes, disposições diferentes e focos variados. A Internet tem um volume de material muito relevante para a complementação de estudos e pesquisas, apesar de ser também porta-voz de visões puramente ideológicas que se colocam com uma autoridade científica, além de sites que contém erros profundos e pontos de vista já superados pela historiografia. É claro que durante a pesquisa me deparei com muitos outros sites, de vários países, como um site de judeus poloneses, de universidades alemãs e britânicas, sites de museus franceses e norte-americanos extremamente curiosos, mas que não poderiam contribuir eficazmente para um projeto pedagógico, não seriam úteis em sua natureza para a finalidade do exercício, que é auxiliar professores na busca de sites e blogs com potencial e seguros para fazer suas pesquisas.

Muitos dos blogs que visitei são também páginas próprias, onde se pode criar um perfil e dialogar com outros historiadores ou estudantes da área, como funcionam as redes do Facebook e do Orkut. Fiz um cadastro em todas que encontrei e recebo diariamente no meu e-mail a publicação de novos textos, o relatório de discussões, entrevistas, e assim o historiador pode também contribuir com seus conhecimentos além de receber mais informações sobre diversos temas, mantendo-se sempre atualizado. Postei apenas um desses blogs, o Café História, mas há outros do mesmo tipo, porém menos ricos, em que também se pode aproveitar o ambiente para aprimorar conhecimentos.

Sabendo dosar, ir aos locais certos, e, sobretudo, identificar as falhas inúmeras que se encontra na rede, a internet se torna um instrumento não apenas de pesquisa muito rico, mas também de constante atualização dos conhecimentos próprios, e que sem dúvidas contribui muito para a atividade docente, no despertar do interesse dos alunos e no interesse do próprio professor em ter capacidades cada vez maiores de transmitir seus conhecimentos.

 

CONJUNTO DE SITES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA

A proposta desta página é oferecer aos docentes um conjunto de sites que possuam informações úteis e recursos didáticos eficientes para facilitar o processo de aprendizagem dos alunos quanto à disciplina de história. Neles será possível encontrar metodologias de ensino das mais variadas, nas mais distintas situações pedagógicas que o professor encontra ao longo deste delicado processo, além de um acervo de informações fundamental para que o docente se encontre sempre atualizado e munido de curiosidades que despertam sempre mais interesse dos educandos. Espero que seja um recurso útil a todos que o consultarem. 

 

www.besthistorysites.net
O site “Best of history” é extremamente completo, abrange uma temática variada e apresenta diversas maneiras de trabalhá-las, como jogos educativos, um conjunto de mapas, sugestões de atividades, além de reunir alguns temas pouco abordados em escolas e até mesmo em universidades brasileiras, como História Oral e História Militar. O mais interessante são os jogos que o site apresenta, trabalhando com imagens e cenários aproximados do período correspondente, eles selecionam objetos e características comuns e disponibilizam comentários de especialistas que explicam seu significado, utilidade e etc, presentes em diversos links, como o que comenta a morte em Roma, ou os passos da batalha de Waterloo.  

 

www.hyperhistory.com
O Hyper History é um site com atualidades muito convenientes, tal como a questão da crise climática global, e ainda consegue apresentar uma série de temas tradicionais de forma moderna, usando-se de diagramas, mapas editados para a identificação de divisões territoriais antigas, e resumos sobre os diversos períodos históricos em vários lugares. O site tem grande potencial didático pela sua estrutura simples e eficiente para a pesquisa, sendo que ele possui uma boa quantidade de links que complementam suas informações.

 

http://gloriadaidademedia.blogspot.com/
Este blog é extremamente bem construído, possui um conjunto de dados muito completo sobre a Idade Média, tanto quanto um site comum. Entre seus vários recursos se destacam um aplicativo que permite visualizar catedrais medievais em 360 graus, além de uma série de áudios de músicas medievais, com cantigas tradicionais e orações. É uma consulta importante para todos os professores que quiserem despertar o interesse de seus alunos por esse período ainda muito mal compreendido pelos próprios historiadores.

 

http://www.mac.usp.br/mac/templates/projetos/roteiro/fichas.asp
Nesta página do site do Mac pode-se encontrar relatos das obras dos vários artistas que contribuíram para a existência do museu, o que ajuda a entender o próprio museu tal como se entende. Com fotos e imagens das esculturas e quadros, o link pode demonstrar espacialmente como as obras interagem com o espaço do museu, e permite que o professor trace uma estratégia pedagógica caso pretenda levar seus alunos para conhecê-lo.

http://historiaunirio.com.br/numem/detetivesdopassado/
Este é um link genial do site da Unirio, que faz com que o leitor se coloque no lugar dos agentes históricos e assim compreenda melhor como o fato se desenrolou. É um instrumento didático de grande valor que pode ser sugerido pelo professor para que os alunos consultem; caso estejam trabalhando com o tema do Brasil do XIX e, sobretudo, com a questão da escravidão, o site dá um suporte extremamente coerente e eficiente para o desenvolvimento em sala de aula. Também possibilita baixar os documentos usados para uso mais versátil.

 

http://www.historia.uff.br/nec/
O link do site da UFF sobre o Núcleo de Estudos Contemporâneos traz uma quantidade significativa de materiais de grande qualidade. Os documentos disponíveis são muito variados, abrangendo temáticas, no geral, ocidentais ( Europa e América ) focando seu conteúdo em revoluções americanas e nas grandes guerras européias. É possível fazer um estudo rico sobre os séculos XIX e XX a partir desse material, que reúne fotos, textos em Pdf, bibliografias e muitas sugestões de filmes.

 

http://www.britishmuseum.org/default.aspx

O site do museu britânico, pela imensidão de peças que o museu possui além de ser uma referência para outros museus, é um espaço interativo que permite a exploração de toda a complexidade do lugar, com referências históricas e relatos sobre as obras de arte colhidas em vários países, em várias épocas.  É, portanto, um acesso à história do mundo contada a partir de pequenos objetos que exploram culturas das mais variadas.
Algo interessante que ajuda os professores a se organizarem, o site possui uma página com informações do como planejar visitas escolares, diferenciando formas de abordagem pela idade dos alunos. O site pode dar boas idéias em sentido geral para que os docentes tenham ao menos uma noção de planejamento antes de conduzir seus alunos ao espaço do museu.

 

http://notalatina.blogspot.com/
O Nota Latina, blog da psicóloga e jornalista independente, Graça Salgueiro, apresenta um conjunto de notícias sempre atualizado sobre a América Latina, sua situação política e econômica, e oferece uma visão alternativa da grande mídia. É importante que o historiador esteja sempre bem informado quanto a esse tipo de tema e que mantenha seus alunos envolvidos de alguma forma com assuntos modernos e próximos deles, mostrando que a história é, sobretudo, um instrumento para compreender o presente e, assim, planejar um futuro melhor.

 

http://www.histoiredumonde.net/
Esse site francês, como o próprio nome sugere, possui uma temática histórica geral, porém com detalhes que fazem a diferença. Em suas páginas dá detalhes dos períodos que analisa como fotos, análises sobre vestimenta, além de ter um bom acervo de assuntos interessantes como a mitologia de vários povos com a discrição de seus deuses e o papel que cada um exercia, ou como se constituía a armadura de um cavaleiro medieval, assim sendo um recurso da internet interessante para pesquisa do professor, possibilitando que este preencha sua aula de um conjunto de curiosidades que pode auxiliar na conquista da atenção dos alunos.

 

http://www.revistadehistoria.com.br/
O site da Revista de História é, na realidade, um espaço do historiador, onde este pode responder perguntas a internautas, publicar páginas e comentários sobre qualquer tema e se atualizar com essa troca intensa de informações. Fazendo o cadastro, ato muito rápido, é possível também receber sempre as atualizações da página e, assim, discutir os temas. O processo de aprendizagem prático do professor pode ser enriquecido e ampliado com esse tipo de contribuição.

 

http://www.historianet.com.br/home/
Este é mais um espaço de interação do historiador, não apenas dos professores mas de todos que estudam, lêem e escrevem sobre História. O site não possui recursos especiais, mas é muito completo quanto a temas, já conhecidos e atuais, que sempre crescem em volume dependendo da contribuição de cada um. A forma com que os temas são abordados variam, pois há um link de mapas onde vários temas são trabalhados a partir de mapas dos acontecimentos, ou então com a sugestão de filmes e livros, uma rica relação biográfica de personalidades históricas e até mesmo charges curiosas. Para ter uma visão básica da quantidade de assuntos relacionados é necessário acessar o site e visualizar seus inúmeros tópicos.

 

http://cafehistoria.ning.com/
O blog Café História funciona como uma página pessoal de pessoas interessadas em história. Nele há publicações, entrevistas e vídeos muito interessantes onde os historiadores podem compartilhar seus conhecimentos e encontrar várias pessoas da área para dialogar sobre o assunto. Profissionais como Hilário Franco Jr. e Ricardo Salles enriquecem o blog com suas entrevistas que se convertem em verdadeiros artigos muito valiosos.

 

http://pib.socioambiental.org/pt
A falta de informações sobre as tribos indígenas do país, o desconhecimento sobre a história destas, suas inter-relações e seus processos históricos são uma preocupação séria para muitos historiadores que tentam sempre se atualizar e buscar mais conhecimento sobre o tema. Esta página traz uma quantidade imensa de dados sobre as diversas tribos do Brasil, inclusive curiosidades como a atividade artística que desenvolvem, não apenas artesanato, mas também traços de produção poética, e um bom número de textos relacionados a cada tribo. É um ótimo recurso para os professores que queiram conscientizar seus alunos sobre a questão indígena no país, tão desprezada pela historiografia tradicional.

 

http://historiandonanet07.wordpress.com/
Este blog, editado por três graduandos da Unicamp, traz uma série de tópicos interessantes sobre diversos temas. Da maneira como são abordados podem auxiliar muito os professores que procuram meios de transmitir alguns assuntos tradicionais em sala de aula, além de ser um instrumento curioso de aprofundamento em alguns temas como História da América Latina ou História da Arte, considerando que apesar de serem temas gerais, são trabalhados com acontecimentos específicos, o que ajuda a tirar a abstração de muitos assuntos complicados da história.

 

AnexoTamanho
Pesquisa_sites_para_oensino_de_historia.doc44 KB